INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
Ser trabalhador ou dirigente na Administração Pública (AP) envolve responsabilidade e cumprimento dos deveres funcionais essenciais para o normal funcionamento e boa imagem dos serviços públicos.
Quando esses deveres não são cumpridos e mercê dos princípios constitucionais de legalidade e defesa do interesse público, torna-se necessário fazer uso do procedimento disciplinar, constante da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas (LTFP)
Pelo que esta ação pretende de forma prática dar a conhecer os direitos e deveres dos trabalhadores e dirigentes da AP e as possíveis consequências da violação dos direitos e deveres inerentes às suas funções.
Pretende ainda dotar os instrutores de procedimentos disciplinares das regras, etapas e mecanismos a observar na tramitação de um procedimento disciplinar na AP.
- Deveres funcionais dos trabalhadores e dirigentes e as consequências da sua violação.
- Responsabilidade disciplinar e sua exclusão
- Competência, prescrição da infração disciplinar e do procedimento
- O papel do instrutor e regras a observar
- Instrução do processo disciplinar comum e suas fases
- Sanções disciplinares, sua caraterização e efeitos
- Relevância das circunstâncias dirimentes, atenuantes e agravantes
- Suspensão da sanção disciplinar
- Meios impugnatórios - Impugnação contenciosa e graciosa
- A revisão e a reabilitação do procedimento disciplinar
- O processo disciplinar especial - tipologias e especificidades na AP
- Análise de casos práticos com aplicação em contexto real de trabalho.