INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
O Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP) é essencial na gestão de Recursos Humanos.
O papel do Avaliador é fundamental para o sucesso da aplicação do SIADAP com ganhos para os trabalhadores bem como para as próprias Entidades Públicas.
Tendo por referência as alterações constantes do Decreto-Lei nº 12/2024, de 10 de janeiro, pretende-se com a presente ação dotar os avaliadores de conhecimentos transversais e ferramentas práticas para uma correta aplicação do SIADAP.
1 - Enquadramento geral e legal do SIADAP
. Princípios e objetivos do SIADAP
. Principais conceitos e alterações decorrentes do Decreto-Lei nº 12/2023, de 10 de janeiro
2 - Conceitos da Avaliação de desempenho e ciclo de avaliação anual
. Papel do Avaliador e parâmetros de avaliação - regras a observar e especificidades da AP.
3 - O avaliador e os procedimentos e etapas do SIADAP 1
. Planeamento do ciclo de avaliação - A elaboração do QUAR Avaliação e seus efeitos
4 - O avaliador e os procedimentos e etapas do SIADAP 2
. Planeamento do ciclo de avaliação - A contratualização dos parâmetros
. Avaliação e seus efeitos
5 - O avaliador e os procedimentos e etapas do SIADAP 3
. Planeamento do ciclo de avaliação - Autoavaliação e avaliação, reuniões de avaliação, harmonização, homologação e reclamações
. O avaliador e a sua relação com dirigente máximo e Conselho Coordenador da Avaliação (CCA )
. O papel do avaliador numa avaliação objetiva e justa
6 - O papel do avaliador na definição de objetivos, indicadores e na avaliação de competências- que escolhas?
. Tendo por referência o ReCAP e a Portaria nº 236/2024, de 27 de setembro
. Análise de casos práticos com aplicação em contexto real de trabalho, com vista a um desempenho eficaz do papel de avaliador