Formação / Cursos
25IGP059
Gestão Emocional e Autoconhecimento | ON-Line
Área Temática Gestão de RH
Carga Horária 7 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2025-04-28 Data de Fim 2025-04-30 Cronograma
Formador(a) Maria Jesus Fonseca
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, gestores, quadros superiores e Intermédios e outros colaboradores que pretendam adquirir competências e técnicas para aumentar a sua auto eficácia e auto-controlo emocional
Taxa de inscrição € 95,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 28 e 30 de novembro - das 9:30h às 12:30h (2 sessões = 3,5h/sessãocom intervalo)   

Formadora
: Mª de Jesus Fonseca, consultora em GRH e comportamento organizacional

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.


  • Objetivos
    • Gerais

      A Inteligência Emocional é um conceito fundamental na nossa capacidade para completar uma determinada tarefa, resolver um problema e até Comunicar com Eficácia.

      As Emoções influenciam os objetivos que colocamos a nós mesmos, as nossas ações e os resultados que obtemos na vida. Podem contribuir para reforçar a Confiança e mobilizar-nos para o sucesso ou, pelo contrário, aumentar a probabilidade de falharmos e desistirmos de perseguir o nosso Propósito.

      Este curso pretende ajudá-lo a reconhecer a importância da Inteligência Emocional na atividade profissional e no Relacionamento com os Outros, aumentando o seu Autoconhecimento e a sua Capacidade para Gerir as Emoções.

      Terá oportunidade de adquirir estratégias para gerar Emoções Positivas e criar uma Experiência Positiva no local de trabalho, alcançando maior Satisfação.

      Objetivo geral: desenvolvimento de competências emocionais e do nível de empatia na relação consigo próprio e na relação com os outros, de modo a alcançar maior eficácia pessoal e melhores relacionamentos com o consequente impacto positivo no desempenho profissional.

    • Específicos No final do curso os formandos devem ser capazes de:

      1. Aumentar o nível de Autoconhecimento

      2. Evidenciar níveis superiores de Soft Skills na relação com os Outros (colegas, chefias, subordinados, clientes)

      3. Adquirir e transmitir Confiança, melhorando a Capacidade de Influência, Persuasão e Autoeficácia

  • Programa
    • Inteligência Emocional no Trabalho

      1. O que são emoções e para que servem
      2. Autoconhecimento do Quociente Emocional
      3. Mais-valia da Inteligência Emocional no Trabalho

      Gestão de Emoções: Nível Intrapessoal

      1. Gatilhos Emocionais
      2. Pensamentos geradores de Emoções
      3. Interação Pensamento – Sentimento -Comportamento

      Gestão de Emoções: Nível Interpessoal

      1. Gerir a Relação com os Outros
      2. Adquirir Flexibilidade Comportamental
      3. Desenvolver Capacidade de Influencia e Persuasão

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 15
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) Marcadores PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação Método Ativo: Estudo de casos; Role Playings; Trabalhos de Grupo
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219

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