Formação / Cursos
25IGP052
Compras Públicas Sustentáveis nos Contratos de Empreitada de Obra Pública: análise da RCM n.º 132/2023 | ON-Line - Duplicado
Área Temática Contratação Pública
Carga Horária 3 Horas
Administração Central e Local
Data 2025-01-22 Cronograma
Coord. Técnico-Científico Pedro Santos Azevedo
Formador(a) Ver "Observações"
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo . Colaboradores de entidades adjudicantes, tais como o Estado, Municípios, Institutos Públicos, Serviços Municipalizados, Entidades Reguladoras, Direções-Gerais, Fundações, Associações públicas e Ordens Profissionais, Associações privadas com financiamento maioritariamente público, que trabalhem ou lidem com a área das compras públicas (aprovisionamento, empreitadas, financeiro etc.), órgãos decisores dessas mesmas entidades, potenciais membros do júri de procedimentos de contratação pública, auditores de programas financiados, pessoal do Tribunal de Contas, operadores económicos privados que contratem com o Estado (ex: concorrentes em procedimentos concursais de contratação pública), advogados e juízes.
Taxa de inscrição € 35,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Data e horário da sessão: 22 de janeiro -  das 14:30  às 17:30H (com intervalo)  

Formadores: 
 Pedro Santos Azevedo e  Ana Filipa Urbano, advogados e docentes nas áreas do Direito Público (Direito Administrativo, em especial da Contratação Pública, e Direito da Regulação)  

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a sessão e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.

  • Objetivos
    • Gerais

      Tendo presente a entrada em vigor da Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2023 e os CRITÉRIOS ECOLÓGICOS, pretende-se realizar uma formação dedicada à análise dos princípios e critérios ecológicos para os contratos de empreitadas de obra pública.

      A Contratação Pública assume-se como uma ferramenta de implementação de políticas públicas, pelo que é exigido que as entidades adjudicantes acompanhem as tendências provenientes do projeto europeu. O desafio atual e futuro será a criação de uma verdadeira contratação pública sustentável, transversal a todo o espaço europeu. Por via deste quadro, é fundamental as entidades adjudicantes nacionais prepararem novos modelos de peças do procedimento e refletirem sobre o seu papel na sustentabilidade enquanto comprador público, traçando estratégias e planos de adaptação.









    • Específicos

      No final da formação, os formandos devem ser capazes de:

      - aplicar a Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2023, de 10 de fevereiro às empreitadas de obra pública, adaptando as peças do procedimento atuais e promovendo a criação de novos modelos;
      - promover a adaptação dos aspetos de execução do contrato e o modelo de avaliação das propostas;
      - obter conhecimentos específicos para implementação de planos de sustentabilidade nas Entidades Adjudicantes no setor da construção




  • Programa
    • 1. Nota introdutórias: a sustentabilidade nas empreitadas de obra pública
      2. Gestão ambiental e sustentabilidade dos projetos de execução, à luz da Portaria n.º 255/2023, de 7 de agosto
      3. Âmbito de aplicação objetivo e subjetivo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2023
      4. A aplicação no tempo
      5. O processo de escolha do tipo de procedimento: obrigatoriedade do concurso limitado por prévia qualificação?
      6. A tipologia dos critérios ecológicos: elementos para fundamentação
      7. Cláusulas de execução relativas a contratos de empreitada de obras públicas
      8. Modelos de avaliação

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação expositiva/apresentação teórica, complementada com a abordagem de exemplos práticos
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (oral durante a sessão) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos 1. Ter conhecimentos na temática da sustentabilidade nas compras públicas, em concreto, conhecer o teor da Resolução do Conselho de Ministros n.º 13/2023, de 10 de fevereiro.
      Dá-se prioridade a quem já frequentou a formação inicial "Compras Públicas Sustentáveis: a nova Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2023 e os CRITÉRIOS ECOLÓGICOS" promovida pelo IGAP.


      2. É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219

CAMIGAP
+351 221451161 / camigap@camigap.pt
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar