No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos sobre:
1. O enquadramento estratégico do novo quadro comunitário "Portugal 2030”
2. As áreas de intervenção e oportunidades de projetos a candidatar no Portugal 2030, através dos Programas Operacionais
3. As caraterísticas do processo de candidatura, analisando os elementos chaves transversais a todas as candidaturas com fundos comunitários, técnicas que farão seus projetos e respetivas candidaturas obterem resultados positivos
4. A gestão corrente dos projetos: começando pela elaboração das candidaturas, passando pela gestão e acompanhamento da execução da candidatura até a respetiva conclusão.
Módulo I: Caraterísticas do Portugal 2030
· Política de coesão 2021-2027
· Acordo de Parceria
· Prioridades, objetivos estratégicos
· Domínios Temáticos
· Modelo de Governação
Módulo II: Apresentação dos Programas
· Programa Inovação e Transição Digital PITD: Compete 2030
· Programa Ação Climática e Sustentabilidade PACS: Sustentável 2030
· Programa Demografia Qualificações e Inclusão PDQI: Pessoas 2030
· Programas Regionais
Módulo III: Candidaturas no Portugal 2030: aspetos operacionais
· Apresentação do site do Portugal 2030: portal, noticias, eventos, Programas, legislação, avisos de concurso
· Apresentação do Balcão dos Fundos: acesso, portal, conta corrente, avisos de concurso, entrada nos formulários
· Regulamento geral do Portugal 2030
· Regulamentos Específicos
· Análise dos concursos abertos.
As áreas específicas de acordo com os interesses dos participantes serão exploradas com maior detalhe.
Módulo IV: Gestão da candidatura: Elaboração e Acompanhamento de uma candidatura
· Lições da experiência
· Fatores de sucesso de uma candidatura
· Fases do projeto com financiamento comunitário
· Elegibilidade das Regiões
· Noções transversais a todas as candidaturas
· Estrutura de uma candidatura
· Gestão administrativa de projetos financiados por fundos comunitários
· Pedidos de reembolsos até ao saldo final
· Afetação de recursos
· Orçamentação.
· Método expositivo, interrogativo e ativo com recurso à análise de situações práticas
· Abordagem teórica e prática complementada pela discussão e debate
· Pretende-se que a formação seja interativa, complementada por uma abordagem eminentemente prática