INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
A contabilidade de gestão é um subsistema contabilístico do Sistema de Normalização Contabilístico para as Administrações Públicas (SNC-AP), fundamental para apoio à tomada de decisão dos gestores públicos e que permite uma melhor avaliação da economia, eficiência e eficácia das políticas públicas.
Constitui objetivo principal deste curso ajudar à compreensão de como a contabilidade de gestão pode ser usada para apoiar os processos internos da gestão pública (vertente interna) e contribuir para os propósitos de responsabilização pela prestação de contas.
No final do curso os formandos deverão deter maior compreensão no que se refere aos conceitos associados à contabilidade analítica e de gestão e à Norma de Contabilidade Pública (NCP) nº27 do SNC-AP.
1. O papel da Contabilidade de Gestão no setor público
1.1. Contabilidade Analítica e de Gestão versus Contabilidade Financeira e Contabilidade Orçamental
1.2 Características da Contabilidade Analítica
1.3 Conceito de gastos/custos e rendimentos/proveitos, despesas e receitas, pagamentos e recebimentos, perdas e ganhos
1.4 Exemplos práticos
2. Conceitos fundamentais sobre a contabilidade analítica
2.1 Conceitos económico-financeiros (tipo de custos)
2.2 Sistemas de custeio
2.3 Critérios e métodos de imputação de gastos indiretos
2.4 Exemplos práticos
3. A Contabilidade de Gestão prevista no SNC-AP (NCP 27)
3.1 SNC-AP: justificação de um novo sistema de contabilidade pública; ·
3.2 Contabilidade de Gestão – NCP 27;
3.3 Objetivo e âmbito da NCP 27
3.4 Características qualitativas da informação;
3.5 Sistemas de custeio segundo pela NCP 27;
3.6 Centros de custo e objeto de custo;
3.7 Critérios de afetação e imputação de gastos diretos;
3.8 Sistema ABC (activity-based costing)
3.9 Divulgações;
3.10 Exemplos práticos
4. Divulgações de acordo
com a NCP 27