Formação / Cursos
25IGP039
Processamento de Vencimentos e Outros Abonos - 11ª Ed | ON-Line
Área Temática Regimes Jurídicos/Procedimento Administrativo
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2025-02-24 Data de Fim 2025-02-28 Cronograma
Formador(a) José Alberto Rodrigues
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos, Assistentes Técnicos e outros trabalhadores com responsabilidades nesta área.
Taxa de inscrição € 290,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo):

24 de fevereiro: das 9:15 às 12:45h  
26 e 27 de fevereiro: 
das 9:15 às 12:45h + das 14:00 às 17:30h
28 de fevereiro: das 9:15 às 12:45h  
 9:5 às 12:45h
Formador: José Alberto Rodrigues, Quadro Superior da DGTF até março 2022

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.

  • Objetivos
    • Gerais

      O domínio das matérias relativas ao presente programa são de fulcral interesse para todos os trabalhadores que exerçam funções públicas, matérias que terão um papel central na vida profissional de todos os trabalhadores que exercem funções públicas.

      Pretende-se dotar os participantes dos conhecimentos necessários à gestão, implementação e execução, tendo em conta as formalidades processuais exigidas de acordo com o quadro legal existente, no que se refere ao processamento de vencimentos e outros abonos.

    • Específicos
      Esta ação de formação visa dotar os participantes de conhecimentos adequados, face ao atual regime legal, enquadrada numa gestão dos recursos humanos na Administração Pública, designadamente, no que se refere a Processamento de Vencimentos e Outros Abonos, praticado atualmente no nosso sistema remuneratório.
  • Programa
    • 1-Enquadramento
      2-Processamento e regras de cálculos de abonos
      3-Descontos obrigatórios e facultativos
      4-Subsídio de refeição
      5-Abono para falhas
      6-Trabalho suplementar
      7- Ajudas de custo em território nacional 
      8- Ajudas de custo ao estrangeiro e no estrangeiro
      9- Outros abonos e suplementos , com interesse para esta ação
      10- IRS - Com impacto nas remunerações , quer mensal ou anual
      11- Guias de reposição
      12- Penhoras
      13- Sistema de Controlo Interno
      14- Responsabilidades Financeiras
      15- Casos práticos

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi)
    • Metodologias de Formação Métodos de formação: expositivo, interrogativo e demonstrativo.
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (oral durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219

CAMIGAP
+351 221451161 / camigap@camigap.pt
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar