INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
Pretende-se uma ação, complementar de outras realizadas nesta temática,por forma a melhorar as competências pessoais e profissionais em temas avançados de protocolo na gestão de eventos, alertando, através da análise e debate de práticas, para a importância da aplicação do Protocolo no quotidiano profissional e nos eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública
·Aprofundar técnicas de protocolo no que concerne o tema das precedências e sua aplicação em presidências e plateias;
·Adquirir competências de âmbito protocolar que permitam estabelecer e consolidar parcerias profissionais com estrangeiros;
·Obter os conhecimentos necessários ao desempenho da função de mestre-de-cerimónias e "voz off"em eventos institucionais;
Módulo I
1. Precedências
a. A gestão de personalidades em função das precedências oficiais (análise detalhada da Lei n.º 40/2006) e a sua interligação com precedências não oficiais
b. A organização e os diversos tipos de presidências
c. A organização de plateias
d. Cerimónias e Eventos em tempos de pandemia: que cuidados protocolares?
e. Exercícios e simulações
Módulo II
2. Protocolo Multicultural em tempos de pandemia
a. Aspetos a ter em conta no acolhimento presencial de visitantes estrangeiros
b. Alguns detalhes a considerar em função de caraterísticas de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Apresentação de exemplos
Módulo III
3. Atuar como Mestre-de-cerimónias e Voz-off em Eventos Presenciais e Vituais
a. Imagem e presença comunicacional do profissional que desempenha funções de Mestre-de-cerimónias
b. Princípios de oratória e técnicas facilitadoras do ato de falar em público
d. Estruturação e redação de guiões/textos para leitura no desempenho da função de Mestre-de-cerimónias e Voz-off, em cerimónias protocolares e outros eventos.
A metodologia consiste na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos práticos. É promovida a interação entre os participantes, a discussão, a clarificação de dúvidas e a realização de exercícios. A abordagem dos conteúdos programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais