INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.
• Melhorar o desempenho das tarefas administrativas no quotidiano institucional
• Aprimorar a comunicação e a imagem pessoal, enquanto elementos transmissores diretos da imagem institucional
• Assimilar técnicas que lhes permitam maximizar a produtividade
• Adquirir boas práticas na gestão de relacionamentos interpessoais em contexto profissional, bem como de gestão de stress
• Implementar e praticar continuamente as melhores e mais corretas práticas de atendimento interno e externo.
1. Imagem, comportamento e atitude pessoal enquanto fatores
que comunicam a cultura institucional.
1.1 Boa educação, amabilidade e cortesia
1.2 A
imagem pessoal enquanto reflexo da imagem da instituição
2. O predomínio da comunicação não-verbal e o impacto na interação
3. Comunicação profissional, na oralidade e na escrita
3.1 Rever regras de escrita de cartas e de correspondência digital
3.2 Os diversos
níveis de formalidade e informalidade consoante o interlocutor e o canal de
comunicação
4. Rever as boas práticas de atendimento telefónico
5. Princípios de trabalho em equipa.
5.1 Estratégias para manter
a calma e evitar o conflito em situações de tensão.
5.2 Gestão de stress
6. Maximização da produtividade
7. Perguntas & respostas, esclarecimentos em linha com a realidade profissional dos Participantes
Formadores/as: Cristina Fernandes