Formação / Cursos
25IGP015
Condução de Reuniões com Inteligência Emocional | ON-Line
Área Temática Comportamento/Liderança
Carga Horária 7 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2025-03-18 Data de Fim 2025-03-20 Cronograma
Formador(a) Maria Jesus Fonseca
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, gestores, quadros superiores e Intermédios ou outros colaboradores com responsabilidades de gestão de equipas ou gestão da relação com clientes internos e externos, que pretendam adquirir competências e técnicas para gerir ou influenciar pessoas, aumentando a sua auto eficácia e auto-controlo emocional
Taxa de inscrição € 95,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 18 e 20 de março: das 9:30 às 13:00H (2 sessões = 3,5h/sessão, com intervalo)

Formadora
: Mª de Jesus Fonseca, consultora em GRH e comportamento organizacional

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.

  • Objetivos
    • Gerais

      Nos últimos anos, o número de profissionais que se interessam por desenvolver a sua Inteligência Emocional tem estado a crescer, procurando através do autoconhecimento e do reconhecimento das suas emoções lidar melhor com situações de tensão e conflito ou simplesmente melhorar o Relacionamento Interpessoal e o seu Estilo de Liderança, em situação de Reunião.

      A Condução de Reuniões com Inteligência Emocional é a habilidade de processar informações sobre as próprias emoções e as dos participantes, usando essas informações como um guia para o Pensamento e o Comportamento durante uma reunião de trabalho com clientes internos ou externos.

      As pessoas com Inteligência Emocional revelam maior Capacidade de Liderança de Reuniões, contribuindo através da sua Eficácia Pessoal para uma maior eficácia das reuniões, através de quatro habilidades básicas:

      • Compreender as Emoções e o seu impacto no Processo de Decisão

      • Dirigir o Pensamento, aumentando o foco e a atenção nos objetivos da reunião

      • Escolher o Comportamento mais adequado em situações de conflito

      • Relacionar-se melhor (consigo próprio e com os outros) através de Emoções Positivas


    • Específicos No final do curso os formandos devem ser capazes de:

      1. Desenvolver as competências emocionais dos participantes em situação de reunião

      2. Reforçar a Capacidade de Dinamização de Grupos:

      . Estratégias de motivação de grupos

      . Competências emocionais e gestão de conflitos em grupos

      3. Utilizar a Inteligência Emocional na habilidade de Comunicar e Liderar reuniões

      4. Selecionar e utilizar as técnicas de facilitação mais adequadas ao objetivo da reunião

      5. Reforçar as Atitudes e Comportamentos que contribuem para a Eficácia da Reunião, através do Treino Comportamental






  • Programa
      1. A reunião como instrumento de gestão eficaz: o que é e para que serve uma reunião

      1. Etapas das reuniões e definição de objetivos

      1. Inteligência Emocional: seu funcionamento e impacto na Comunicação e na Liderança de uma reunião

      1. Técnicas de Dinamização de Grupos com Inteligência Emocional

      1. A Motivação dos participantes da Reunião e a Gestão de Conflitos

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 15
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Método Ativo: Estudo de casos; Role Playings; Trabalhos de Grupo
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha 1 computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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