Formação / Cursos
24IGP064
Ciência Dados com ferramentas Microsoft (exemplos práticos usando Excel, PowerBI, Power Query) | ON-Line
Área Temática Ciências Informáticas
Carga Horária 16 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2024-11-25 Data de Fim 2024-11-28 Cronograma
Formador(a) Ver "Observações"
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Profissionais com interesse em desenvolver competências em ciência de dados, permitindo-lhes compreender e aplicar técnicas básicas de análise e interpretação de dados em contextos práticos.
Taxa de inscrição € 225,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões (4 sessões = 4h/sessão): 25, 26, 27 e 28 de novembro: das 14h às 18h

Formadores: Diana Portela, pós-graduada em gestão de tecnologias de informação pela Porto Business School e doutoranda em ciência de dados em saúde na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; elevada experiência internacional em projetos na OCDE e na EMCDDA, com funções ativas em gestão de projeto e cibersegurança | Hugo Monteiro, integra o Departamento de Estudos e Planeamento da Administração Regional de Saúde da Região Norte (Min. da Saúde) e a Unidade de Saúde Pública do ACeSGaia, a tempo parcial. Consultor a tempo parcial na OMS-Europa, na área da transformação digital. Doutorando no programa doutoral HEADS/FMUP – Ciência de Dados de Saúde com Especialização em Análise Inteligente de Dados de Saúde, Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde, Pós-Graduado em Gestão na Saúde pela Católica Porto Business School. autor e coautor de artigos científicos sobre transformação digital. Tem colaborado com diversas instituições dos serviços centrais do Ministério da Saúde, na operacionalização da transformação digital para a recolha, principalmente na transformação e divulgação, de informação. 

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.



  • Objetivos
    • Gerais

      Atualmente, a digitalização é cada vez mais predominante levando a um aumento paralelo da quantidade de dados gerados diariamente. Esses dados, quando analisados e interpretados corretamente, têm o potencial de fornecer insights valiosos, otimizar processos, impulsionar inovações e tomar decisões informadas.
      A ciência de dados surge como uma disciplina indispensável que capacita profissionais a trabalhar com esses grandes volumes de dados, tornando-os aptos a extrair informações significativas deles.
      Portanto, um curso introdutório em ciência de dados é crucial para profissionais e entusiastas que desejam navegar neste campo em rápida expansão e aplicar seus benefícios em diversos setores da sociedade.



    • Específicos
      Pretende-se que, no final do curso, os formandos:

      - Conheçam os conceitos básicos da ciência de dados e sua relevância no contexto atual
      - Fiquem familiarizados com as principais ferramentas e linguagens utilizadas na ciência de dados, como Python e R/Jamovi
      - Desenvolvam competências em análise exploratória de dados, incluindo todo o ciclo de gestão e governação de dados: importação, limpeza, transformação e visualização de dados
      - Conheçam noções básicas de estatística e probabilidade aplicadas à análise de dados;
      - Aprofundem competências em visualização de dados, explorando ferramentas e técnicas avançadas;
      - Sejam guiados na realização de um projeto prático, consolidando os conhecimentos adquiridos ao longo do curso





  • Programa
    • Introdução à Ciência de Dados e bases de dados secundárias

      Análise Exploratória de Dados

      Importação de dados

      Limpeza e transformação de dados

      Visualização básica de dados

      Estatística Básica para Ciência de Dados (estatísticas descritivas; probabilidade; distribuições e testes estatísticos básicos; Introdução ao Machine Learning

      Visualização de Dados Avançada

      Ética e responsabilidade em Ciência de Dados

      Projeto Prático e Conclusão 

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 15
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Exposições de sínteses metodológicas; análise de situações reais e casos concretos (exemplos de problemas de quotidiano dos participantes); resolução de exercícios e casos práticos; grupos de trabalho com partilha de experiências; brainstorming e aulas práticas

    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Avaliação inicial de dignóstico (questões orais para aferição do nível de conhecimentos e expetativas), contínua formativa (oral e prática, durante a exposição dos temas e períodos de debate) e final de reação (questionário individual e discussão orientada).
    • Pré-requisitos 1 - Os formandos necessitam de ter os seguintes equipamentos: - Portátil/ computador, acesso à internet (utilizar preferencialmente o browser Chrome ou Firefox), web câmara e auriculares (ou colunas e microfone).

      2 - É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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