Formação / Cursos
 
24IGP107
Curso Prático de Tratamento de Denúncias – Fatores Críticos de Sucesso na Investigação de uma Denúncia - 6ª Ed | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 18 Horas
Administração Central e Local
Data de Início em reagendamento para 2025
Formador(a) Luis José Pinto da Fonseca
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Trabalhadores que façam parte de equipas designadas para efetuar o tratamento de denúncias; Encarregados de Proteção de Dados; trabalhadores com funções de controlo e funções jurídicas da organização que, devido ao seu grau de especialização, colaborem no processo de tratamento de uma denúncia
Taxa de inscrição € 260,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Data e horário das sessões:  12, 13, 14, 19, 20 e 21de novembro -  das 9:30h às 12:30h (6 sessões - 3h/sessão, com intervalo)  - reagendado p/ fev de 2025

Formador: Luís Pinto da Fonseca, Mestre em Auditoria, Encarregado da Proteção de Dados (certificado) e Coordenador de Segurança Económica (resposta ao canal de denúncias, pré-avaliação (due diligence) a entidades terceiras e prevenção e investigação de fraude); experiência de 10 anos como auditor interno, gestor de riscos operacionais e analista de fraude; Compliance Officer

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.



  • Objetivos
    • Gerais

      A Lei n.º 93/2021 obriga as organizações, em geral, com mais do que 50 trabalhadores, a implementarem um canal de denúncias.

      Neste sentido para além da implementação deste canal, é necessário sensibilizar, formar e informar as organizações não só sobre esta Lei que versa os direitos dos denunciantes e os deveres das organizações, mas também é necessário que as equipas que vão tratar as denúncias saibam como fazê-lo de forma eficiente e em conformidade legal.

      Este curso é diferenciador nesse aspeto, na medida em que prepara as equipas de tratamento de denúncias, a planearem e a conduzirem investigações, em especial, as entrevistas às testemunhas e às pessoas visadas, tendo por referência a técnica de entrevista mais adequada, baseadas em uma metodologia de referência, em conformidade legal.



    • Específicos
      No final da formação, os formandos deverão deter mais conhecimentos sobre:

      · a identificação do processo de investigação mais adequado para tratar uma denúncia
      · a obtenção de informação a partir das várias fontes de informação disponíveis de forma lícita
      . como efetuar entrevistas investigativas em conformidade legal








  • Programa
    • - Fatores críticos de sucesso na implementação de um canal de denúncias

      - A fraude nas organizações

      - A receção da denúncia

      - O planeamento da investigação

      - Obtenção de informação com base nos sistemas de informação da organização

      - Obtenção de informação através de entrevistas de investigação interna

      - A conclusão da investigação

      - A comunicação da investigação

      - Resolução de casos práticos

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo e interrogativo/participativo

    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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