CRONOGRAMA e HORÁRIO: 29 de junho - 9:30H | 13:15H - 14:15H | 17:30H
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Auditório da Faculdade de Economia - U. Porto - Rua Dr. Roberto Frias, 4200 - 464 Porto
O Custo da Inscrição inclui: pen drive com legislação sobre o tema e documentação sobre os casos práticos a analisar, coffee breaks, almoço servido no local e certificado de participação.
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 26 de junho de 2023
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: o pagamento deve ser efetuado aquando da inscrição, para o IBAN PT50 0018 210902781972020 07 (o comprovativo da TB deverá ser enviado por email para secretaria@igap.pt);
Nota: A confirmação de participação será feita após entrada do pagamento na conta bancária do IGAP
ENQUADRAMENTO
O papel de cada um dos agentes económicos na prevenção e
combate ao branqueamento de capitais (BC) e, ligado a este, ao financiamento do
terrorismo (FT), é de importância vital para a segurança de todos.
A Legislação em vigor (Lei nº 83/2017, 18AGO) identifica um
leque de Entidades Obrigadas e define um conjunto de deveres preventivos.
O setor imobiliário, enquanto setor exposto a BCFT não é
exceção, e como atividade fulcral da nossa economia é chamada a deveres e
obrigações legais cujo incumprimento acarreta sanções.
OBJETIVO GERAL
Dar a conhecer, com recurso a uma metodologia participativa a atuação da Autoridade Judiciária (DCIAP), do Órgão Superior de Polícia Criminal competente (PJ), da Unidade de Informação Financeira (UIF) e Autoridade Setorial Supervisora (IMPIC I.P.) no âmbito da prevenção, controlo e repressão do BCFT, com o objetivo de contribuir para que as Entidades Obrigadas melhor identifiquem a informação a incluir nas Comunicações de Operações Suspeitas (COS) e melhor identifiquem atividades suspeitas de BCFT.
Compreensão, decisão e facilitação na emissão de comunicações (operações suspeitas, sistemáticas, atividades e deveres – cooperação, abstenção).
09H00
– Receção dos Participantes
09H30 – Abertura
Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, João Melo
Presidente
do IGAP, Margarida Couto
10H00 – As Funções do Sistema: BC / FT / FP
Deveres e Regime Sancionatório
IMPIC, Tiago Lambin | UIF/PJ, António Oliveira| Representante do DCIAP
Moderador:
Gonçalo Miranda (Comité Executivo da Comissão ABC/CFT)
11H10
– Pausa
para café
11H25 –Ferramentas de Trabalho e Informação
Receção e Gestão das COS –GOAML
UIF,
Paulo Matos
12H15 –Compliance para o Setor Imobiliário
IMPIC, Tiago Lambin |Whitestar |Century21|Casaiberia
Moderador:
H. Ponce de Leão (IGAP)
13H15
– Almoço
14H15 –Apresentação e Discussão de Casos de Estudo
Comunicação de Operações Suspeitas; Dever de Abstenção
| UIF, Fernando Vilelas e Pedro Morais |
Comunicação
de Atividades Imobiliárias | IMPIC … |
15H35
– Pausa
para café
15H50
-Apresentação
e Discussão de Casos de Estudo (cont.)
17H15
–Encerramento
Vogal do IMPIC, Pedro Pinto
O evento será organizado em Sessão Plenária, a decorrer
durante a manhã e Estudos de Caso Temáticos, durante a tarde.
Nestes Estudos de Caso, analistas da UIF e do IMPIC I.P.
(autoridade setorial e regulatória) apresentarão casos concretos, resultado da
experiência e informação analisada por estas entidades, para debate com os
participantes.