Formação / Cursos
22IGP021
Gerir Equipas à Distância | ON-Line
Área Temática Gestão de RH
Carga Horária 14 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2022-03-02 Data de Fim 2022-03-07 Cronograma
Formador(a) Ana Paula Frazão
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Todos aqueles que tenham interesse e curiosidade no tema objeto de formação
Taxa de inscrição € 205,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 2, 3, 4 e 7.março - das 9:30 às 13:00H (4 sessões on-line = 3,5h/sessão, com intervalo) 

Formadora
: Paula Frazão, former, coach and consultant

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.


  • Objetivos
    • Gerais

      O coronavírus antecipou abruptamente o trabalho remoto e o futuro da dinâmica das organizações. Nos tempos atuais é inquestionável que o trabalho à distância passou a ser uma realidade e veio para ficar. De acordo com as estatísticas, em 2019 apenas 5,4% dos trabalhadores na EU-27 trabalhavam regularmente a partir de suas casas, percentagem estável desde 2009 (European Commission); desde 2009 o nº de pessoas que trabalham a partir de casa aumentou 159% (Global Worplace Analytics); 16% das organizações em 2022 a nível global estarão 100% remotas (Owl Labs); 62% dos trabalhadores entre 22 e 65 anos trabalharão remotamente, nem que seja ocasionalmente (Owl Labs); 77% dos trabalhadores sentem-se mais produtivos ao trabalharem de suas casas (CoSo Cloud); 85% dos gestores consideram que ter trabalhadores em remoto será a nova normalidade (TECLA); os 3 maiores desafios no trabalho à distância para os trabalhadores serão, conseguirem-se desligar do trabalho (22%), a solidão (19%) e a comunicação/colaboração (17%) (Buffer); no período pós-pandémico 89% das organizações europeias preveem ter equipas híbridas (Owl Labs); apenas 11% dos líderes esperam que se regresse ao trabalho presencial (Owl Labs); em 2028, 73% de todas as equipas terão trabalhadores remotos (Upwork).

      Para muitos, que dum momento para o outro passaram a supervisionar remotamente as suas equipas, foi como se tivessem sido atirados abruptamente para águas profundas, para o desconhecido. Efetivamente, gerir membros da equipa à distância tem especificidades. Se quer equipas mais motivadas, empenhadas, produtivas, no Presente e no Futuro que se avezinha, com este curso vai saber como agir de forma diferenciada e com elevada eficácia. Torne o futuro menos difícil, venha preparar-se!

      Objetivo Geral

      Conhecer estratégias para manter a confiança e as equipas empenhadas no trabalho à distância




    • Específicos No final do curso os formandos devem ser capazes de:

      · Saber gerir a sua equipa a partir de "casa”

      · Otimizar a comunicação e a colaboração com a sua equipa remota ou híbrida

      · Aumentar a eficácia nas suas reuniões à distância

      · Conhecer táticas nos emails numa perspetiva de "get things done”

      · Aplicar a ferramenta poderosa do feedback duma forma inspiradora e eficaz

      · Saber motivar e estimular a equipa no trabalho à distância

      · Potenciar a eficácia da sua equipa

      · Construir confiança com os seus membros de equipa





  • Programa
      1. A Pirâmide da Comunicação
      2. O Poder da Influência para obter resultados
        1. Princípios simples e poderosos
        2. Estratégias de Comunicação e Táticas de Influência
      1. Gerir reuniões virtuais
        1. Guidelines para as reuniões
        2. As fases
      1. Técnicas para aumentar o seu empowerment nos emails e contactos telefónicos
      2. Desenvolver o hábito do feedback nas equipas remotas
        1. O poder do feedback como ferramenta poderosa de liderança
        2. Os alicerces do feedback
        3. Tipos de feedback – quais e como
      1. Motivar a sua equipa remota
        1. Aplicar a pirâmide de Maslow na motivação à distância
        2. Liderar a sua equipa em função dos estilos dos seus membros

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação Método expositivo, ativo e interrogativo, com recurso a brainstorming e resolução de situações práticas                                                                                    
    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões p/ aferição do nível de conhecimentos), contínua formativa (prática, oral e com recurso a exercícios individuais e trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo das sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável, se pretender participar, que tenha também microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a sessão.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perderem parte da mesma.
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Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
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