INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)
1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft Teams. O IGAP agenda a formação e envia aos participantes, no dia anterior ao início do curso, o link de acesso para a data e a hora da sessão.
2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.
3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.
4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.
5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat disponível e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.
O coronavírus antecipou abruptamente o trabalho remoto e o futuro da dinâmica das organizações. Nos tempos atuais é inquestionável que o trabalho à distância passou a ser uma realidade e veio para ficar. De acordo com as estatísticas, em 2019 apenas 5,4% dos trabalhadores na EU-27 trabalhavam regularmente a partir de suas casas, percentagem estável desde 2009 (European Commission); desde 2009 o nº de pessoas que trabalham a partir de casa aumentou 159% (Global Worplace Analytics); 16% das organizações em 2022 a nível global estarão 100% remotas (Owl Labs); 62% dos trabalhadores entre 22 e 65 anos trabalharão remotamente, nem que seja ocasionalmente (Owl Labs); 77% dos trabalhadores sentem-se mais produtivos ao trabalharem de suas casas (CoSo Cloud); 85% dos gestores consideram que ter trabalhadores em remoto será a nova normalidade (TECLA); os 3 maiores desafios no trabalho à distância para os trabalhadores serão, conseguirem-se desligar do trabalho (22%), a solidão (19%) e a comunicação/colaboração (17%) (Buffer); no período pós-pandémico 89% das organizações europeias preveem ter equipas híbridas (Owl Labs); apenas 11% dos líderes esperam que se regresse ao trabalho presencial (Owl Labs); em 2028, 73% de todas as equipas terão trabalhadores remotos (Upwork).
Para muitos, que dum momento para o outro passaram a supervisionar remotamente as suas equipas, foi como se tivessem sido atirados abruptamente para águas profundas, para o desconhecido. Efetivamente, gerir membros da equipa à distância tem especificidades. Se quer equipas mais motivadas, empenhadas, produtivas, no Presente e no Futuro que se avezinha, com este curso vai saber como agir de forma diferenciada e com elevada eficácia. Torne o futuro menos difícil, venha preparar-se!
Objetivo Geral
Conhecer estratégias para manter a confiança e as equipas empenhadas no trabalho à distância
· Saber gerir a sua equipa a partir de "casa”
· Otimizar a comunicação e a colaboração com a sua equipa remota ou híbrida
· Aumentar a eficácia nas suas reuniões à distância
· Conhecer táticas nos emails numa perspetiva de "get things done”
· Aplicar a ferramenta poderosa do feedback duma forma inspiradora e eficaz
· Saber motivar e estimular a equipa no trabalho à distância
· Potenciar a eficácia da sua equipa
· Construir confiança com os seus membros de equipa