Formação / Cursos
 
22IGP013
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2022-02-10 Data de Fim 2022-02-25 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores. Empresas: profissionais do setor dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
Taxa de inscrição € 270,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de fevereiro - das 14:15 às 17:45h (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Marketing e Notoriedade, Cultura, Juventude, Comunicação e Informação, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como o Festival do Bacalhau, a Funchal 500 Tall Ships Regatta ou o Ílhavo Sea Festival. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing Territorial, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área, e em 2019 obteve o Título de Especialista em Marketing (Provas Públicas). É atualmente professor coordenador no ensino superior politécnico, investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.







  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
      A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em momentos desafiantes como aqueles que temos vivido fruto da pandemia causada pela COVID-19.

      Objetivos gerais

      - Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
      - Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz

    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists:

      . Coordenar e gerir equipas:

      . Preparar briefings e debriefings;

      . Organizar a logística:

      . Minimizar as despesas e maximizar as receitas:

      . Gerir patrocínios, apoios e parcerias:

      . Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação

  • Programa
    • 1. Enquadramento Geral

      Conceito, importância, tipologias e impactos dos eventos;

      Indústria de eventos;

      Tendências nos eventos;

      Ciclo de vida dos eventos;

      Portfólio de eventos;

      Relação entre eventos, turismo e marketing territorial;

      Marketing de eventos.

      2. Pré-evento, Evento e Pós-evento

      Os públicos dos eventos;

      Motivações dos participantes;

      a) Planeamento: tipos, questões fundamentais do planeamento e fases do planeamento de eventos

      b) Divulgação:tipos de comunicação; Tendências; Plano de comunicação do evento;

      c) Organização:áreas fundamentais, equipa de gestão, perfil do organizador de eventos, comunicação, liderança e gestão de recursos humanos;

      d) Avaliação:monitorização, estratégias e instrumentos de avaliação, encerramento do evento;

      Gestão de crise;

      Sustentabilidade dos eventos;

      Eventos acessíveis e inclusivos;

      Certificação de eventos.

      3. Gestão do Orçamento

      Construção, controlo e gestão do orçamento.

      4. Financiamento de Eventos

      Tipos e fontes de financiamento;

      Patrocínios, apoios e parcerias;

      Dossier do Evento.

      5. O Futuro dos Eventos

      Tendências;

      Os eventos e o Metaverso;

      O papel da Inteligência Artificial (IA) no presente e futuro dos eventos.


  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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