Formação / Cursos
22IGP013
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2022-02-10 Data de Fim 2022-02-25 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores. Empresas: profissionais do setor dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
Taxa de inscrição € 270,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Data e horário das sessões: 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de fevereiro - das 14:15 às 17:45h (6 sessões - 3,5h/sessão, com intervalo)

Formador: Paulo Costa, iniciou a sua atividade profissional como gestor de empresas na área da publicidade, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Marketing e Notoriedade, Cultura, Juventude, Comunicação e Informação, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nesse período. Foi Coordenador Executivo de grandes eventos como o Festival do Bacalhau, a Funchal 500 Tall Ships Regatta ou o Ílhavo Sea Festival. A partir de 2017 dedicou-se em particular ao estudo e investigação nas áreas do Turismo e do Marketing Territorial, tendo concluído, em 2018, o Curso de Formação Avançada em Turismo, na Universidade de Aveiro, onde frequenta o Doutoramento na mesma área, e em 2019 obteve o Título de Especialista em Marketing (Provas Públicas). É atualmente professor coordenador no ensino superior politécnico, investigador, formador e consultor nos domínios do Turismo, Marketing Territorial e Planeamento e Gestão de Grandes Eventos.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a formação e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde devem colocar o vosso nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads,utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1. Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2. Questões dos participantes: As questões poderão ser colocadas oralmente OU por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos; o/a formador/a anunciará, no início da sessão, qual o modelo organizacional que adotará; 3. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado 4. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 5. Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema. 6. Cada formando deve garantir o funcionamento do hardware necessário, bem como a ligação à internet, testando antes de se juntar à sessão, para não perder nenhum momento de cada sessão. 7. Por norma as sessões não serão gravadas, salvo indicação em contrário.







  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
      A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão, sobretudo em momentos desafiantes como aqueles que temos vivido fruto da pandemia causada pela COVID-19.

      Objetivos gerais

      - Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
      - Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz

    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists:

      . Coordenar e gerir equipas:

      . Preparar briefings e debriefings;

      . Organizar a logística:

      . Minimizar as despesas e maximizar as receitas:

      . Gerir patrocínios, apoios e parcerias:

      . Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação

  • Programa
    • 1. Apresentação. Enquadramento geral

      1.1. Conceito de Evento

      1.2. Importância dos Eventos

      1.3. Tipologias dos Eventos

      1.4. Motivação dos participantes

      Exercício 1

      2. O ciclo de vida dos eventos

      2.1. A inovação como ferramenta de renovação

      Exercício 2

      3. Planeamento de Eventos

      3.1. A Indústria dos Eventos

      3.2. Planeamento

      3.2.1. Gestão de Crise

      3.2.2. Questões fundamentais do Planeamento

      3.2.3. Perspetiva Estratégica

      3.2.4. Características do processo

      3.2.5. Tipos de Planeamento

      3.2.6. Fases do Planeamento e Organização

      3.3. Organização

      Exercício 3

      4. Coordenação de Eventos

      4.1. Liderança

      4.1.1. Tipos de Liderança

      4.2. Equipa de Gestão

      5. Gestão do Orçamento

      5.1. Construção e gestão do orçamento

      5.2. Definição de Rúbricas (despesa e receita)

      Exercício 4

      6. Monitorização e Avaliação de Eventos

      6.1. Monitorização

      6.1.1. Importância

      6.1.2. Instrumentos

      6.2. Avaliação

      6.2.1. Importância

      6.2.2. Áreas de Avaliação

      6.3. Análise de Casos Práticos

      7. Financiamento de Eventos

      7.1. Tipos e fontes de financiamento

      8. Patrocínios, Apoios e Parcerias

      8.1. O que são os Apoios

      8.2. O que é o Mecenato

      8.3. O que são os Patrocínios

      8.3.1. Como conquistar Patrocínios

      8.3.1.1. O Dossier do Evento

      8.3.2. Exemplos

      8.4. Dinâmica: Técnica Role-Playing - "Jogos de Papéis”

      9. A importância dos media e new media nos Eventos

      9.1. Comunicação, Publicidade, Marketing Direto e Relações Públicas

      9.2. Tipos de Comunicação

      9.3. Tendências de social media

      10. O futuro dos eventos e a COVID-19

      10.1. Impactos da COVID-19 nos eventos

      10.2. Os eventos no pós-COVID

      11. Análise de casos práticos (exercício final). Conclusões.

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar