ESGOTADO (por favor não efetue pagamentos) - em agendamento uma 2ª edição para o último trimestre de 2022, a qual será objeto de divulgação (quem se inscrever a partir de 19.5 não tem garantia de participação na presente edição, contudo, pode realizar a pré-inscrição ficando em lista de espera, sendo posteriormente contactado)
CRONOGRAMA e HORÁRIO: 9:30H |
13:15H - 14:15H | 17:30H
LOCAL DE REALIZAÇÃO: Novo Edifício da Sede da Polícia Judiciária - Rua Gomes Freire, 174, 1150 - 105 Lisboa
COVID-19: Caso na altura e por força de circunstâncias pandémicas, não haja condições para realização da formação em formato presencial, a mesma poderá ser adiada ou convertida em formato On-Line )
O Custo da Inscrição inclui: pen drive com legislação sobre o tema e documentação sobre os casos práticos a analisar, coffee breaks, almoço servido no local e certificado de participação.
DATA LIMITE PARA INSCRIÇÕES: 26 de maio de 2022
INSCRIÇÕES VIA ASSOCIAÇÕES DO SETOR COLABORANTES: 10% de desconto sobre taxa de inscrição. Contacte a sua Associação para saber como beneficiar do desconto
(APPII, APEMIP, ASMIP, AICCOPN, AECOPS, Ordem dos Advogados, Ordem dos Engenheiros, APAE, APPC). Para usufruir do desconto, deverá, no ato da inscrição, identificar o nº de Membro e a Associação a que pertence, no campo "observações".
CONDIÇÕES DE PAGAMENTO: o pagamento deve ser efetuado aquando da inscrição, para o IBAN PT50 0018 210902781972020 07 (o comprovativo da TB deverá ser enviado por email para secretaria@igap.pt);
Nota: A confirmação de participação será feita após pagamento da taxa de inscrição.
ENQUADRAMENTO
O papel de cada um dos agentes económicos na prevenção e combate ao branqueamento de capitais (BC) e, ligado a este, ao financiamento do terrorismo (FT), é de importância vital para a segurança de todos.
A legislação em vigor (Lei nº 83/2017, 18AGO) identifica um
leque de Entidades Obrigadas e define um conjunto de deveres preventivos.
O setor imobiliário, enquanto setor exposto a BCFT não é
exceção, e como atividade fulcral da nossa economia é chamada a deveres e
obrigações legais cujo incumprimento acarreta sanções.
OBJETIVO GERAL
Dar a conhecer, com recurso a uma metodologia participativa a atuação da Autoridade Judiciária (DCIAP), do Órgão Superior de Polícia Criminal competente (PJ), da Unidade de Informação Financeira (UIF) e Autoridade Setorial Supervisora (IMPIC I.P.) no âmbito da prevenção, controlo e repressão do BCFT, com o objetivo de contribuir para que as Entidades Obrigadas melhor identifiquem a informação a incluir nas Comunicações de Operações Suspeitas (COS) e melhor identifiquem atividades suspeitas de BCFT.
Compreensão, decisão e facilitação na emissão de comunicações (operações suspeitas, sistemáticas, atividades e deveres – cooperação, abstenção).
09H00
– Receção dos Participantes
09H30 – Abertura
Diretor Nacional Adjunto da Polícia Judiciária, João Melo
Presidente
do IGAP, Margarida Couto
10H00 – As Funções do Sistema: BC / FT / FP
Deveres e Regime Sancionatório
IMPIC, Tiago Lambin | UIF/PJ, António Oliveira| Representante do DCIAP
Moderador:
Gonçalo Miranda (Comité Executivo da Comissão ABC/CFT)
11H10
– Pausa
para café
11H25 –Ferramentas de Trabalho e Informação
Receção e Gestão das COS –GOAML
UIF,
Paulo Matos
12H15 –Compliance para o Setor Imobiliário
IMPIC, Tiago Lambin |Whitestar |Century21|Casaiberia
Moderador:
H. Ponce de Leão (IGAP)
13H15
– Almoço
14H15 –Apresentação e Discussão de Casos de Estudo
Comunicação de Operações Suspeitas; Dever de Abstenção
| UIF, Fernando Vilelas e Pedro Morais |
Comunicação
de Atividades Imobiliárias | IMPIC … |
15H35
– Pausa
para café
15H50
-Apresentação
e Discussão de Casos de Estudo (cont.)
17H15
–Encerramento
Vogal do IMPIC, Pedro Pinto
O evento será organizado em Sessão Plenária, a decorrer
durante a manhã e Estudos de Caso Temáticos, durante a tarde.
Nestes Estudos de Caso, analistas da UIF e do IMPIC I.P.
(autoridade setorial e regulatória) apresentarão casos concretos, resultado da
experiência e informação analisada por estas entidades, para debate com os
participantes.