Formação / Cursos
21IGP010
Parentalidade: Regimes Público e Privado - ATUALIZADO | ON-Line
Área Temática Regimes Jurídicos/Procedimento Administrativo
Carga Horária 6 Horas
Administração Central e Local
Data 2021-04-08 Cronograma
Formador(a) Arnaldo Azevedo
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Trabalhadores da Administração Pública a exercer funções administrativas e com responsabilidades na execução de tarefas neste domínio.
Taxa de inscrição € 95,00
Observações
Data e horário das sessões: 8.abril - das 9.30 às 12.30H e das14.00 às 17.00H (3h/sessão = 2 sessões) | Formador: Arnaldo Azevedo - ex-diretor de serviços na Reitoria da UPorto

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.


  • Objetivos
    • Gerais Melhorar o desempenho dos participantes na prestação de informação aos utentes dos serviços e acompanhamento das formalidades inerentes ao regime de parentalidade e de atribuição dos respetivos subsídios, em consonância com as alterações legislativas existentes.
    • Específicos No final da ação os participantes devem conhecer e saber informar corretamente sobre as formalidades relativas ao regime da parentalidade e de atribuição dos respetivos subsídios, de acordo com a legislação em vigor.
  • Programa
    • Duração: 7 horas

      - Estudo do regime de parentalidade regulado pelo Código do Trabalho e aplicável a todos os trabalhadores com contrato de trabalho, independentemente da sua natureza, atualizado pela Lei 20/2015, de 1/9;

      - licença parental inicial em todas as modalidades;

      - licença por adopção;

      - dispensas para consultas pré-natais;

      - regime de amamentação e aleitação;

      - faltas para assistência a filho;

      - faltas para assistência a neto;

      - licença parental complementar;

      - licença especial para assistência a filho;

      - horários específicos no âmbito da parentalidade


  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Ligação à Internet (Por Cabo) Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação
      Recurso aos métodos expositivo, interrogativo e demonstrativo.

    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação Avaliação diagnóstica (perguntas orientadas aos formandos, avaliação contínua formativa durante as sessões e de reação no final da ação (preenchimento de questionário próprio e discussão orientada grupal com a presença do formador e coordenadora pedagógica).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
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