Formação / Cursos
20IGP070
A ISO 9001 e o Pensamento Baseado no Risco na Administração Pública | ON-Line
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 12 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2020-09-21 Data de Fim 2020-09-30 Cronograma
Formador(a) Madalena Maria Ribeiro Magalhães Oliveira
Localidade Porto
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo Dirigentes, Técnicos Superiores, Coordenadores Técnicos e Assistentes Técnicos da Administração Pública. Responsáveis pela implementação e manutenção de Sistemas de Gestão, Gestores de Processos, Gestores da Qualidade e outras funções de gestão na organização. Interessados em geral, nas matérias objeto da formação
Taxa de inscrição € 155,00
Observações Data e horário das sessões: 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro - das 16.00 às 18.00H (2h/sessão = 6 sessões)

Formadora: Madalena Magalhães, técnica superior a desempenhar funções, na Câmara Municipal da Maia, afetas a Auditoria e Sistemas Integrados de Gestão.
Formadora e consultora interna. Implementação e manutenção de Sistemas de Gestão da Qualidade em serviços como Gabinete de Apoio à Presidência, Recursos Humanos, Gestão Financeira e Patrimonial, Apoio Jurídico e Contencioso, Administração Geral e Gestão do Arquivo Municipal, Licenciamento de Atividades Económicas, Prevenção e Segurança no Trabalho, Ação e Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Polícia Municipal. Conceção, implementação e manutenção do Processo de Gestão do Risco na autarquia.

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.









  • Objetivos
    • Gerais

      A certificação ISO, baseada no referencial 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos, constitui a referência internacional para a implementação da Gestão da Qualidade nas organizações, independentemente da sua dimensão e do sector de atividade.

      Concretamente na Administração Pública, a utilização desta ferramenta de gestão é uma realidade, sendo a certificação encarada como uma verdadeira oportunidade.

      Este normativo, altamente focalizado num cliente, cada vez mais exigente e informado, pode ser implementado apenas num serviço, numa unidade orgânica ou na organização no seu todo.

      O conhecimento sobre as abordagens da norma, nomeadamente O Pensamento Baseado no Risco, é fundamental para uma efetiva melhoria do desempenho das entidades públicas. Aprofundar tal conhecimento e adaptá-lo à realidade organizacional permitirá a estas entidades, não só, corrigir erros, reduzir custos e ineficiências, mas também, a capacidade de se ajustarem às ameaças e oportunidades que enfrentam.

      Objetivo geral: transmissão de conhecimentos e aquisição de competências técnicas para a conceção, implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade num serviço da Administração Pública.






    • Específicos

      No final do curso, os formandos deverão possuir conhecimentos específicos no âmbito da Gestão da Qualidade, nomeadamente:

      - Finalidades de um Sistema de Gestão da Qualidade

      - Vantagens da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade

      - Evolução das normas da Família ISO 9000

      - A estrutura de alto nível Anexo SL e suas vantagens para a integração entre sistemas de gestão

      - A estrutura da Norma ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos

      - Fundamentos, conceitos e princípios dos sistemas de gestão da qualidade

      - Abordagens de Gestão presentes na ISO 9001:2015 – O Pensamento Baseado no Risco

      - Relação entre a ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação)

      - Conceção e implementação de um modelo de Gestão da Qualidade

      - Monitorização ao Sistema de Gestão da Qualidade

  • Programa
    • Módulo I – A Gestão da Qualidade

      § Gestão da Qualidade – Finalidades e vantagens

      § Evolução das normas da Família ISO 9000

      § A estrutura de alto nível Anexo SL – vantagens para a integração entre sistemas de gestão

      § Síntese das alterações para a NP ISO 9001:2015 (conceitos e terminologia)

      § Modelo de Gestão da Qualidade previsto na NP ISO 9001:2015

      - Estrutura da norma

      - Fundamentos, conceitos, princípios

      - Abordagens (Ciclo PDCA, Abordagem por processos e Pensamento Baseado no Risco)

      - Relação entre a NP ISO 9001:2015 com outros Sistemas de Gestão (NP ISO 31000:2018 – Gestão do risco – Princípios e linhas de orientação)

      Módulo II – O Sistema de Gestão da Qualidade no contexto da Administração Pública

      § Requisitos da NP ISO 9001:2015

      - Contexto da organização

      - Liderança

      - Planeamento

      - Suporte

      - Operacionalização

      - Avaliação do desempenho

      - Melhoria

      - Aplicabilidade da NP ISO 9001:2015 aos serviços da Administração Pública com exercícios, dinamização de grupos de trabalho e análise e debate de casos práticos.


  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação recurso aos métodos expositivo, interrogativo e ativo (análise de casos práticos).
       


    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar. O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando. 

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar