Paulo Costa é licenciado em Publicidade, tendo iniciado a sua
atividade profissional como gestor de empresas nesta área, dedicando especial
atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu
esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal
de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a
responsabilidade de áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação,
Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania e
Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes
projetos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.
É atualmente docente no ensino superior, coordenador de
cursos na área do turismo e formador nas áreas do marketing territorial e do
turismo.
Fundamentação
Os grandes eventos revestem-se de elevada importância
estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão
física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização
turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção,
nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o
aumento da sua competitividade.
A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes
curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários
conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão.
Objetivos gerais
- Perceber a importância da realização de grandes eventos
para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou
outro)
- Planear,
gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz
. Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists:
. Coordenar e gerir equipas:
. Preparar briefings e debriefings;
. Organizar a logística:
. Minimizar as despesas e maximizar as receitas:
. Gerir patrocínios, apoios e parcerias:
. Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação1. Enquadramento geral (definição; tipologias e objetivos dos Eventos)
2. Planeamento de Eventos (elaboração e monitorização do orçamento global, cronograma das ações e check-list de tarefas; público-alvo; briefing e debriefing; criação e gestão de equipas; logística; segurança; programação; divulgação; gestão de crises)
3. Coordenação de Eventos (importância; modelos)
4. Gestão do Orçamento (rubricas; fontes de financiamento; minimização de despesas, maximização de receitas; controlo)
5. Monitorização e Avaliação de Eventos (importância e tipos de avaliação)
6. Financiamento
7. Patrocínios, apoios e parcerias (tipologias; definição e gestão de contrapartidas)
8. A importância dos media e new media no sucesso dos Eventos
9. Análise de casos práticos
Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.