Formação / Cursos
20IGP044
Soft Skills para a Transformação Digital em Serviços Públicos
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 7 Horas
Administração Central e Local
Data 2020-01-13 Cronograma
Formador(a) Rui Patrício
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Profissionais de diferentes áreas de atividade que estejam envolvidos em processos de digitalização de processos, com impacto na prestação de serviços a todos os utentes da administração pública.
Taxa de inscrição € 100,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Formador:

Rui Patrício: 
PhDc com especialização em inovação; MBA e Mestrado em Gestão (UP) com especialização nas plataformas digitais B2B; Formador nas áreas de e-business, marketing B2B; e-commerce e plataformas eletrónicas; coordenador de estudos e projetos relacionados com e-Marketplaces e ferramentas de inovação; coordenador e membro da equipa de vários projetos de digitalização de processos empreariais; criador de ferramentas gamificadas para desenvolvimento de competências de team building
  • Objetivos
    • Gerais

      Apresentação
      Para tirar bom partido da evolução tecnológica, é fundamental que todos os colaboradores de entidades públicas desenvolvam capacidades sociais e de gestão para utilizarem adequadamente as novas ferramentas digitais. Este curso pretende dar resposta a esta necessidade com uma abordagem prática e atualizada das melhores práticas de envolvimento das pessoas e adaptação à mudança.

      O curso será desenvolvido com base num desafio societário, que será apresentado oportunamente. Este desafio será tratado pelos formandos ao longo do curso em grupos de trabalho. Pretende-se no final chegar a um conjunto de propostas concretas para dar resposta ao desafio. Ao longo deste processo, os formandos irão ter oportunidade de desenvolver um conjunto de skills muito críticos para responder à transformação digital.

      Objetivo geral
      Desenvolver skills relacionados com a comunicação interpessoal, resolução criativa de problemas, colaboração, teste de novas ideias e co-criação de valor com os utilizadores.

    • Específicos

      No final da sessão os formandos deverão ser capazes de:

      . Dar resposta a desafios de uma forma mais estruturada: ajudar a que mais facilmente se chegue a uma conclusão aceite por todos e que se tome decisões na mesma direção.

      • Desenvolver e enriquecer ideias: encorajar contribuições de todos os participantes de uma forma mais equilibrada e recolher valioso feedback até dos participantes mais tímidos e menos comunicativos.

      • Criar "receitas” que possam ser implementadas: gerar resultados desenvolvidos por TODOS os membros da equipa e chegar a acordo em relação às ações a implementar.

      • Desenvolver capacidades de comunicação e colaboração: promover o debate e lidar com pontos de vista contrários, correr riscos, questionar pressupostos, explicar coisas de forma diferente e colaborar mais abertamente



  • Programa
    • 1. Enquadramento

      2. Clarificação e definição dos desafios

      3. Geração e avaliação de ideias para dar resposta aos desafios

      4. Desenvolvimento das ideias

      5. Apresentação das ideias

      6. Conclusões

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação

      Para o desenvolvimento dos skills, utiliza-se um método baseado na resolução criativa de problema e em ferramentas de design e gamification. Esta nova abordagem permite ultrapassar algumas dificuldades da formação tradicional, garantindo: maior envolvimento e uma participação mais equilibrada das pessoas; uma experiência mais descontraída, mas gerida de forma séria e estruturada; maior ligação entre o pensar e o fazer.

    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos e apuramento das expetativas dos formandos), contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões), final de reação (preenchimento de questionário individual e debate orientado)
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar