Formação / Cursos
20IGP012
Protocolo AVANÇADO na Gestão e Organização de Eventos em Tempos de Pandemia |ON-Line
Área Temática Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária 12 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2020-12-03 Data de Fim 2020-12-11 Cronograma
Local de Realização IGAP - On-Line|Microsoft Teams
Público alvo • Chefes de Gabinete, Assessores e Adjuntos de organismos públicos; • Profissionais com funções nas áreas de Relações Públicas, Comunicação, Relações Institucionais, Organização de Eventos e Protocolo de organismos públicos e empresas; • Profissionais de Secretariado; • Todos aqueles que, por inerência das suas funções, necessitem de aprofundar conhecimentos de Protocolo.
Taxa de inscrição € 150,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
Data e horário das sessões: 3, 4, 10 e 11.dezembro - das 10.00 às 13.00H (3h/sessão = 4 sessões)

Formadora: Cristina Fernandes - consultora de Comunicação, Cerimonial e Protocolo, Secretariado e Organização de Eventos, desenvolve projetos de formação, docência e consultoria em diversas organizações públicas e privadas, em Portugal, Angola e Brasil. No Santuário de Fátima, em maio de 2017, foi responsável pelo protocolo da visita do Papa Francisco. É autora do livro "Manual de Protocolo Empresarial” (2 edições). Colabora regularmente com a imprensa escrevendo sobre Protocolo e Etiqueta

INFORMAÇÕES ÚTEIS para a FORMAÇÃO ON-LINE (veja também os pré-requisitos obrigatórios para a participação)

1. As sessões serão realizadas na plataforma Microsoft TeamsO IGAP agenda a 'reunião' e envia aos participantes, juntamente com a confirmação da participação, o link de acesso para a data e a hora da sessão.

2. Não existe obrigatoriedade de instalação da app da plataforma Microsoft Teams para aceder às sessões. Após receção do link basta clicar em PARTICIPAR ou JOIN e utilizar a "versão web” para aceder à sessão respetiva, onde deve colocar o nome (1º e último, sem abreviaturas) para serem identificados na sessão, e clicar em participar/ingressar.

3. Contudo, poderá, gratuitamente, fazer o download da APP da plataforma Microsoft Teams em https://teams.microsoft.com/downloads, utilizando a versão instalada para acesso à sessão.

4. Sugere-se a entrada na sessão 15’ antes da hora prevista para o início da sessão formativa propriamente dita para "abertura” da sessão por parte da entidade formadora.

5. Guia indicativo e ajustável em função do tema e duração da sessão: 1.º Exposição do tema pelo/a formador/a, podendo ser acompanhada de suportes/recursos pedagógicos diversos; 2.º Respostas às questões dos participantes. Estas questões são colocadas por escrito, no chat visível no ecrã e são visualizadas por todos. O/A formador/a não responderá a questões que lhe sejam colocadas em chat privado. 3º. Por regra os microfones dos participantes estarão desligados no início da sessão, podendo o formador/a solicitar a ativação dos microfones dos participantes para uma interação direta e promover a comunicação com os participantes do grupo. 4.º Poderão ser enviados aos participantes os recursos utilizados e/ou outra informação com vista ao aprofundamento do tema.

  • Objetivos
    • Gerais

      Pretende-se uma ação, complementar de outras realizadas nesta temática,por forma a melhorar as competências pessoais e profissionais em temas avançados de protocolo na gestão de eventos, alertando, através da análise e debate de práticas, para a importância da aplicação do Protocolo no quotidiano profissional e nos eventos de qualquer dimensão, no universo da Administração Pública



    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      ·Aprofundar técnicas de protocolo no que concerne o tema das precedências e sua aplicação em presidências e plateias;

      ·Adquirir competências de âmbito protocolar que permitam estabelecer e consolidar parcerias profissionais com estrangeiros;

      ·Obter os conhecimentos necessários ao desempenho da função de mestre-de-cerimónias e "voz off"em eventos institucionais;




  • Programa
    • Módulo I

      1. Precedências

      a. A gestão de personalidades em função das precedências oficiais (análise detalhada da Lei n.º 40/2006) e a sua interligação com precedências não oficiais

      b. A organização e os diversos tipos de presidências

      c. A organização de plateias

      d. Cerimónias e Eventos em tempos de pandemia: que cuidados protocolares?

      e. Exercícios e simulações

      Módulo II

      2. Protocolo Multicultural em tempos de pandemia

      a. Aspetos a ter em conta no acolhimento presencial de visitantes estrangeiros

      b. Alguns detalhes a considerar em função de caraterísticas de diferentes nacionalidades, culturas e religiões. Apresentação de exemplos

      Módulo III

      3. Atuar como Mestre-de-cerimónias e Voz-off em Eventos Presenciais e Vituais

      a. Imagem e presença comunicacional do profissional que desempenha funções de Mestre-de-cerimónias

      b. Princípios de oratória e técnicas facilitadoras do ato de falar em público

      d. Estruturação e redação de guiões/textos para leitura no desempenho da função de Mestre-de-cerimónias e Voz-off, em cerimónias protocolares e outros eventos.


  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Casos e exercícios Documentação de Apoio Ligação à Internet (Wi-Fi) PC
    • Metodologias de Formação

      A metodologia consiste na exposição de conceitos, aliada à apresentação, análise e debate de exemplos práticos. É promovida a interação entre os participantes, a discussão, a clarificação de dúvidas e a realização de exercícios. A abordagem dos conteúdos programáticos é feita com recurso a meios audiovisuais

    • Forma de Organização À distância
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
    • Pré-requisitos
      É obrigatório que cada formando tenha computador, com acesso à internet estável e capacidade para ouvir a sessão, seja com colunas ou com auscultadores (aconselhável, para evitar ruído).
      É aconselhável também, se pretender participar, que tenha microfone a funcionar.O uso e ativação de webcam é facultativo, mas preferencial, dada a desejável interação formador-formando.

      Deve também assegurar uma ligação à internet estável evitando, na medida do possível, outras ligações simultâneas na mesma rede (outras videochamadas, serviços de streaming como Netflix, Youtube, gaming online, etc), sob pena de prejudicar a qualidade da sua ligação, podendo gerar cortes durante a mesma.

      Aconselhamos o teste ao hardware antes do início da sessão, sob pena de perder alguma parte.
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar