Formação / Cursos
20IGP002
Planeamento e Gestão de Grandes Eventos
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2020-02-06 Data de Fim 2020-02-20 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores. Empresas: profissionais do setor dos eventos e todos os interessados em organizar eventos de âmbito profissional.
Taxa de inscrição € 280,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Formador:

Paulo Costa é licenciado em Publicidade, tendo iniciado a sua atividade profissional como gestor de empresas nesta área, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.
É atualmente docente no ensino superior, coordenador de cursos na área do turismo e formador nas áreas do marketing territorial e do turismo.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)

Dias de formação:
 6, 13 e 20 de  fevereiro

  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Os grandes eventos revestem-se de elevada importância estratégica para os territórios, caraterizando-se pela sua relevante dimensão física e financeira. Ao contribuir de forma decisiva para a sua dinamização turística, social e económica, assim como para o seu posicionamento e promoção, nacional e internacional, constituem-se como uma ferramenta decisiva para o aumento da sua competitividade.
      A distância que vai do sucesso ao insucesso é muitas vezes curta, importando por isso dotar os seus responsáveis dos necessários conhecimentos e aptidões para o seu bom planeamento e gestão.

      Objetivos gerais

      - Perceber a importância da realização de grandes eventos para os territórios (cariz desportivo, náutico, cultural, gastronómico ou outro)
      - Planear, gerir e avaliar um grande evento de forma eficaz

    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Elaborar e monitorizar cronogramas e check-lists:

      . Coordenar e gerir equipas:

      . Preparar briefings e debriefings;

      . Organizar a logística:

      . Minimizar as despesas e maximizar as receitas:

      . Gerir patrocínios, apoios e parcerias:

      . Implementar métodos e ferramentas de divulgação e de avaliação

  • Programa
    • 1. Enquadramento geral (definição; tipologias e objetivos dos Eventos)

      2. Planeamento de Eventos (elaboração e monitorização do orçamento global, cronograma das ações e check-list de tarefas; público-alvo; briefing e debriefing; criação e gestão de equipas; logística; segurança; programação; divulgação; gestão de crises)

      3. Coordenação de Eventos (importância; modelos)

      4. Gestão do Orçamento (rubricas; fontes de financiamento; minimização de despesas, maximização de receitas; controlo)

      5. Monitorização e Avaliação de Eventos (importância e tipos de avaliação)

      6. Financiamento

      7. Patrocínios, apoios e parcerias (tipologias; definição e gestão de contrapartidas)

      8. A importância dos media e new media no sucesso dos Eventos

      9. Análise de casos práticos

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 15
    • Recursos Pedagógicos PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar