Formação / Cursos
19IGP099
Turismo e Marketing Territorial
Área Temática Organização e Gestão Pública
Carga Horária 21 Horas
Administração Central e Local
Data de Início 2019-11-28 Data de Fim 2019-12-12 Cronograma
Formador(a) Paulo Costa
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Autarquias: dirigentes, técnicos superiores e outros colaboradores; Empresas: atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial; Público em geral
Taxa de inscrição € 280,00
Financiamento Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações Formador:

Paulo Costa é licenciado em Publicidade, tendo iniciado a sua atividade profissional como gestor de empresas nesta área, dedicando especial atenção à definição de estratégias criativas e gestão de contactos. Interrompeu esta atividade em 2002 para se poder dedicar em exclusividade à Câmara Municipal de Ílhavo, onde foi Vereador de 2002 a 2017. Ao longo destes 16 anos assumiu a responsabilidade de áreas como Turismo, Juventude, Comunicação e Informação, Proteção Civil, Cultura, Marketing e Notoriedade, Ação Social, Cidadania e Igualdade ou Maior Idade, tendo sido responsável por alguns dos mais marcantes projetos que aconteceram em Ílhavo nos últimos anos.
É atualmente docente no ensino superior, coordenador de cursos na área do turismo e formador nas áreas do marketing territorial e do turismo.

Curso realizado em parceria/colaboração com a UNAVE (Universidade de Aveiro)
  • Objetivos
    • Gerais

      Fundamentação

      Num mundo crescentemente global, marcado pela forte concorrência entre empresas mas também entre territórios, o turismo tem-se assumido como um dos mais importantes fatores para o aumento da sua competitividade.

      Conhecer as potencialidades e debilidades dos territórios e desenvolver estratégias eficazes à luz dos conceitos do marketing territorial, revelam-se hoje instrumentos vitais para o desenvolvimento sustentável.

      Objetivos gerais

      Este curso pretende, partindo de casos práticos, contribuir para o aumento do conhecimento de atuais e futuros profissionais das áreas do turismo, do marketing e da gestão empresarial e autárquica, e outras, acerca das potencialidades turísticas dos territórios onde atuam e das formas mais adequadas de os planear, dinamizar e divulgar.

    • Específicos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: 

      . Identificar as potencialidades e debilidades turísticas dos territórios

      . Identificar potenciais mercados e concorrentes

      . Saber desenvolver estratégias para a promoção e posicionamento dos territórios

      . Definir, implementar e monitorizar estratégias e planos de ação, numa lógica de networking

  • Programa
    • 1. O Turismo (conceito e história do turismo; tendências; produtos turísticos)

      2. O Território (conceito e politicas)

      3. O Marketing Territorial e o Marketing Turístico (definição, técnicas, práticas e métodos)

      4. Casos práticos

  • Mais Informações
    • Nº máximo de formandos 15
    • Recursos Pedagógicos PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação

      Método expositivo/ativo com recursos a casos práticos.


    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação inicial diagnóstica (p/ aferição de expetativas e necessidades formativas); contínua formativa (oral e prática ao longo das sessões) e final de reação (preenchimento de questionário individual de satisfação e debate orientado e em grupo).
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Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219
Coordenadas GPS
N 41º 09' 39.4'' W -8º 38' 15.8''
Assuntos carácter geral
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