FAQ
Já consultou a nossa área de esclarecimentos?

Clique no link acima, ou siga o menu do rodapé, e visite essa área criada propositadamente para clarificar eventuais dúvidas que possam ter nos vários procedimentos associados ao funcionamento do IGAP. Sejam eles o registo, inscrições, download ou upload de documentação, etc.

Para além disso, juntamos algumas perguntas com respostas rápidas que esperamos que possam ajudar. 

Onde posso ver o programa formativo?
No menu superior, opção FORMAÇÃO. 

Como me inscrevo num curso?
Primeiro é necessário criar o registo.

O que é o registo?
É o primeiro passo para se ligar ao IGAP, onde cria o seu utilizador na nossa plataforma e insere os seus dados pessoais e institucionais. 

Como me registo?
Na página de entrada, pode escolher a opção do menu designada por REGISTO, ou no canto superior direito, na ÁREA RESERVADA, na opção REGISTE-SE AQUI.

Como sei que me registei?
Ao criar o registo, irá criar username/password e inserir os seus dados, em particular o seu email. Ao submeter esses dados, aparecerá uma mensagem de sucesso. Para além disso, receberá um email a notificar esse mesmo sucesso. 

No final do processo de registo, aparece opção para inscrever na newsletter, é obrigatório?Posso inscrever-me mais tarde?
Não é obrigatório. Pode inscrever-se quando quiser, usando as opções presentes no topo/fundo do nosso site. 

O texto da mensagem de sucesso refere que devo esperar pela ativação do registo, o que é isso?
Os registos não são ativados automaticamente, tem de ser verificados e ativados por um colaborador do IGAP. Após esse processo é enviada uma notificação de ativação, para informar que já pode aceder à sua área reservada.

Não recebi email de ativação, o que devo fazer?
Não há problema, não precisa desse email. Pode sempre experimentar aceder à sua área reservada. Por vezes as notificações ficam retidas nos servidores de email das entidades, ou são deslocadas para as pastas de SPAM. 

O que é o login?
É o processo através do qual acede à sua área reservada. 

O que são o username e a password?
São os dados necessários para aceder à sua área reservada.

Eu trabalho para uma entidade mas só quero registar a entidade, posso?
Não. O IGAP não permite registos colectivos. 

Quando entro na minha área reservada, aparece um aviso a informar que o meu BI/CC já não está dentro da validade, como retiro esse aviso?
Atualize os seus dados pessoais, no separador do lado esquerdo da sua área reservada.
Este dado é obrigatório para a emissão de certificados de formação.

Como faço uma inscrição?
Acede ao curso que pretende e clica na opção FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Registei-me para participar numa ação de formação encomendada pela minha entidade, preciso fazer mais alguma coisa?
Sim, efetuar a pré-inscrição na ação de formação respectiva. Depois de pré-inscrito ficará automaticamente selecionado para a formação. 

Quero inscrever-me na ação de formação reservada para a minha entidade, mas não a encontro ao pesquisar no site, o que devo fazer?
Deve SEMPRE seguir o link e utilizar a password fornecida pelo IGAP à sua entidade. Essa formação é de ACESSO RESERVADO, e não a encontrará pesquisando na página. Se não tem o link, contacte o responsável pela formação na sua entidade.

Preciso inserir novamente os dados para fazer inscrição?
Não. Ao clicar para fazer a inscrição, aparecerão os seus dados preenchidos (deve ter o login efetuado). 

Os meus dados não estão correctos na inscrição, como altero?
Atualizar os seus dados pessoais, no separador do lado esquerdo da sua área reservada.

Tento submeter a inscrição mas dá-me erro, o que devo fazer?
Verifique se tem todos os campos bem preenchidos. Caso esteja preso no mesmo erro, reinicie o browser que está a utilizar.

Como sei que estou inscrito?
Após submeter a inscrição, aparecerá uma mensagem de sucesso. Deve ler com atenção essas informações. Receberá também uma notificação no seu email.

E depois de submeter a inscrição, o que faço?
Deve sempre guardar/imprimir a ficha de inscrição. Depois deverá autenticar a mesma junto do seu superior hierárquico, e associar à sua inscrição. Deverá ainda cumprir os restantes requisitos que se apliquem ao seu caso em particular. 

Que requisitos poderão existir?
Em todos os casos, tem de efetuar a inscrição. Depois dependerá se é funcionário de uma entidade pública ou privada, se pretende pagar a inscrição ou se será a entidade a pagar, ou se é um trabalhador independente. 
Normalmente terá de autenticar a ficha de inscrição e fornecer o nº de compromisso/requisição e respectivo documento associado, caso a entidade seja pública. Caso a inscrição seja privada, não implica nº de compromisso, mas o pagamento deverá ser efetuado antes do início da formação. 
Há ainda o caso da formação ser encomendada pela entidade, ou seja, reservada aos seus funcionários. Para esse caso, só precisa inscrever-se, não é necessário mais nenhum documento.

Não guardei nem imprimi a ficha de inscrição, e agora?
Pode fazê-lo a qualquer momento na sua área reservada, opção HISTÓRICO DE CURSOS, ao lado a informação da sua inscrição, opção IMPRIMIR FICHA DE INSCRIÇÃO.

Para onde envio a ficha de inscrição autenticada?
Na sua área reservada, ao lado a informação da sua inscrição, no botão FICHA INSCRIÇÃO AUTENTICADA.

Para onde envio o nº de compromisso ou requisição?
Na sua área reservada, na opção HISTÓRICO DE CURSOS, ao lado a informação da sua inscrição, no botão REQUISIÇÃO/Nº COMPROMISSO.

Não sou funcionário público, posso inscrever-me em ações de formação?
Pode. Deve ter em atenção que deverá efetuar pagamento antecipado.

Posso ver o estado das minhas inscrições?
Sim, na sua área reservada, na opção HISTÓRICO DE CURSOS.

Porque é que a minha inscrição está em validação?
Está a aguardar verificação por um colaborador do IGAP.

Qual é a diferença entre pré-inscrito e inscrito?
Quando o estado da inscrição é PRÉ-INSCRITO, significa que o IGAP está a aguardar a ficha de inscrição autenticada e o nº de compromisso/requisição ou pagamento. Após a recepção dessa informação, passará ao estado INSCRITO. 

E o que significa o estado selecionado?
Foi selecionado para participar na ação de formação. 

Quero desistir de uma inscrição que fiz, o que devo fazer?
Informar o IGAP disso mesmo, até 48h ANTES do início da formação. Qualquer desistência dentro dessas 48 horas, implicará o pagamento da inscrição.

Perdi o ficheiro da minha ficha de inscrição, onde posso ver o documento?E do nº de compromisso?
Na sua área reservada, na opção HISTÓRICO DE CURSOS, ao lado a informação da sua inscrição, nos botões respectivos.

Onde está a documentação relacionada com a ação de formação?
Na sua área reservada, na opção HISTÓRICO DE CURSOS, por baixo do nome da ação.

Recebi uma notificação para fazer download da documentação, mas deixei passar o prazo, o que faço?

Fiz o download da documentação mas não consigo abrir o ficheiro, porquê?
Poderá estar compactado. Verifique se tem instalado um programa para descompactar documentos.

O que é um gestor de colaboradores? Posso ser um?
É um funcionário de uma entidade que está responsável por gerir as inscrições de colaboradores dessa mesma entidade. Pode solicitar essa opção seguindo as instruções presentes na área respectiva. Se cumprir os requisitos necessários, poderá ser o gestor dos colaboradores da sua entidade.

Sou formador e quero colaborar com o IGAP, como faço?
Antes de mais, não nos envie documentos contendo informações pessoais por email. Para se candidatar, deve utilizar a opção RECRUTAMENTO DE FORMADORES, presente no topo da nossa página.

voltar
Contacte-nos
Rua de Belos Ares, 160, 4100-108 PORTO

Telf.: +351 226 001 312 / +351 226 005 219

CAMIGAP
+351 221451161 / camigap@camigap.pt
Assuntos carácter geral
igap@igap.pt

Secretariado
secretaria@igap.pt

Dep. Formação
dep.form@igap.pt
Dep. Financeiro
dep.fin@igap.pt

Direção
direcao@igap.pt
Siga-nos
Facebook LinkedIn
Partilhar
Partilhar
Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso. Pode consultar os detalhes na nossa politica de privacidade.

Aceitar