Esclarecimentos
Esta página existe para o ajudar, leia-a atentamente e verifique se a sua dúvida se enquadra nas situações mencionadas.

Se pretende participar numa ação de formação, deverá obrigatoriamente:
  1. Efetuar o registo dos seus dados, criando username e password (caso já seja um utilizador registado, siga para o ponto 3)
  2. NOTA 1- Memorize estes dados pois eles constituem a chave do seu acesso.
    ATENÇÃO: Os dados pessoais inseridos são da responsabilidade de quem os insere e serão usados para a emissão do certificado.
    O IGAP não se responsabiliza por erros inseridos e a atualização posterior de certificados emitidos poderá incorrer em custos.
    NOTA 2: Ao inserir o NIPC da sua entidade, se o mesmo já existir na nossa BD, o sistema irá pré-preencher esses campos.

  3. Após submeter, aguardar email de validação do seu registo da parte do IGAP
  4. NOTA - Se não receber a notificação de validação em tempo útil (1hora), tente efetuar login. O registo poderá já estar validado e a notificação ter ficado bloqueada em servidores de correio electrónico.

  5. Efetuar login com o username e password, criados no ponto 1. Caso se tenha esquecido, utilize as opções de recuperação disponíveis na área de LOGIN.

  6. Escolher ação de formação, completar formulário de inscrição e submeter os dados

  7. Guardar/Imprimir a ficha de inscrição (opção para tal surge após a submissão dos dados). Também fica disponível no histórico de cursos, na sua área reservada.

  8. Seguir as indicações enviadas nas notificações de confirmação/validação.

Se ainda tiver dúvidas, consulte ainda os esclarecimentos abaixo:

REGISTOS

Um registo não é uma inscrição. Um registo é a submissão dos dados pessoais e institucionais de cada POTENCIAL formando, que depois podem ser usados para efetuar inscrições. É feito apenas uma vez e é obrigatório, desde 1 de janeiro de 2016.

Aquando do registo são criados "utilizador (username)" e "palavra-passe (password)" que servirão para efetuar o login. No caso de lhe ser dada informação de que o BI/CC já existe (poderá ter sido registado pelos nossos serviços devido a uma participação numa ação de formação anterior a 1 de janeiro de 2016), use a opção existente para nos contactar. Ser-lhe-á enviado um email com os dados para aceder à sua área reservada.

Se porventura não receber esse email, verifique as pastas de SPAM ou solicite ao seu departamento de informática a verificação de eventual bloqueio nos servidores da entidade.

NOTAS:
O username e password não devem conter espaços nem caracteres especiais (tipo ç e acentuação);
Os campos com asterisco são de preenchimento obrigatório;
No caso de ser informado de que o username já existe (a nossa BD não permite duplicações), altere-o misturando letras e números, por exemplo;
No campo BI/CC, caso o seu nº tenha 7 dígitos ou menos, deverá colocar o(s) zero(s) à esquerda até ter 8 dígitos. Deve colocar as letras dos dígitos extra em maiúsculas com o formato 0AA0.

PRÉ-INSCRIÇÕES

Em seguida, o registo é verificado e ativado pelo IGAP (este processo exige a intervenção dos nossos serviços, e por vezes poderá demorar algum tempo. Se demorar mais que 1 dia útil, por favor contacte-nos). Após essa verificação, receberá uma mensagem de ativação e poderá então efetuar login no nosso site e, entre outras coisas, inscrever-se em cursos ou editar os seus dados.

Este processo garante apenas a pré-inscrição numa ação de formação. Verifique os seus dados e clique em SUBMETER.
Se não lhe surgir no ecrã uma mensagem de sucesso, SIGNIFICA QUE A SUA PRÉ-INSCRIÇÃO NÃO FOI SUBMETIDA. Pode sempre verificar se ela consta no seu HISTÓRICO DE CURSOS, para se certificar disso mesmo. Repita o processo até que surja essa mensagem de sucesso.

Depois de submetida com sucesso, e após validação da mesma por parte do IGAP, receberá automaticamente indicações de como a tornar numa inscrição efetiva, tais como:

O upload da nota de encomenda/requisição, com respectivo nº de compromisso, é obrigatório para que a inscrição seja válida. Em casos pontuais como cursos gratuitos, encomenda, co-financiados e/ou inscrições particulares, esta regra não é aplicável.

No caso de ser uma inscrição particular, a mesma só se torna efetiva após pagamento. Para confirmar pagamento, envie comprovativo para secretaria@igap.pt.

Os cursos encomenda dispensam mais ações após a pré-inscrição.

ATENÇÃO: As fichas de inscrição autenticadas e documentos de requisição/compromisso deverão agora ser colocadas na sua área reservada, no histórico de cursos, na opção associada (ver abaixo).

UPLOAD DE DOCUMENTOS NA ÁREA RESERVADA

Antes da pré-inscrição ser validada, para participar em ações de formação o participante deve, logo que possível, enviar-nos a documentação relacionada (documento comprovativo de pagamento; requisição; nº de compromisso; ficha de inscrição autenticada) que se aplica a cada tipo de inscrição.

Para isso o IGAP criou funcionalidades para facilitar esse processo, estando as mesmas disponíveis na sua área reservada, na área de histórico de cursos, ao lado da informação relacionada com a pré-inscrição que efetuou (ver exemplo abaixo). O mesmo se aplica para os gestores de colaboradores e o respectivo histórico.



Cada participante, ou respectivo gestor de colaboradores, deverá então proceder ao upload desses documentos, utilizando essas opções.

DOWNLOAD DE DOCUMENTOS

Após a participação em ações de formação, o IGAP disponibiliza, sempre que possível, documentação relacionada. Estará disponível para download na sua área reservada, na área de histórico de cursos, por tempo limitado.

Cada participante receberá uma notificação (enviada para o mail associado ao seu registo) a indicar isso mesmo, mas no caso de isso não se verificar (é apenas uma notificação), pode sempre aceder ao site em qualquer altura, efetuar LOGIN, entrar na área reservada (Atalho - "Área Reservada" - localizado no canto superior direito da página), e em seguida, na opção histórico de cursos, abaixo da informação do curso frequentado, terá um link para a documentação disponível (ver exemplo abaixo).



Desde Junho de 2020, o IGAP passou a disponibilizar, quando se justifica, os certificados na área reservada de cada formando. Poderá efetuar download, DURANTE O PRAZO INDICADO, findo o qual deixará de ter acesso.

A opção está localizada aqui: 


EDITAR DADOS PESSOAIS


Após efetuar login, poderá editar e corrigir dados pessoais e/ou institucionais. Para isso basta selecionar a opção Editar Dados localizada no menu dados pessoais da sua área reservada e depois, no separador respectivo, onde vê os dados que pretende alterar.
Os dados pessoais inseridos são da responsabilidade de quem os insere e serão usados para a emissão dos certificados. O IGAP não se responsabiliza por erros inseridos e a atualização posterior de certificados emitidos poderá incorrer em custos.

A sua morada é importante para os seguintes casos:

  1. Situação profissional ->trabalhador independente ou equivalente. Neste caso, deverá editar os DADOS PESSOAIS na sua área reservada, alterar a sua situação profissional para esse estado e em seguida inserir os dados de faturação no separador ENT. EMPREGADORA/DADOS FATURAÇÃO.
  2. Quer efetuar uma inscrição a nível particular, estando ou não a exercer funções numa entidade. Basta inserir/atualizar essa informação quando está a submeter a pré-inscrição, no separador Dados de Faturação, após selecionar sim na opção "Pretende inscrever-se em nome individual?.

NOTA: Os dados institucionais requerem aprovação da parte do IGAP, por isso, após a edição desses dados, deve aguardar a validação. Ao fazer este pedido consente o tratamento dos seus dados pessoais tendo como finalidade a atualização dos seus dados institucionais.

GESTÃO DE COLABORADORES

Caso seja o responsável, na sua entidade, pela inscrição de colegas, poderá (através de opção existente na sua área reservada, acompanhada da declaração do responsável pelos R.H. da entidade e seguindo as indicações lá mencionadas), solicitar ao IGAP a ativação da opção de gestão de colaboradores.

A partir daí poderá usar o BI/CC (excluindo os 4 dígitos extra do CC) dos colegas, para recolher os dados pessoais respetivos para as inscrições que pretender.
Em Fevereiro de 2019, foram melhoradas e adicionadas mais algumas opções a esta funcionalidade, tais como:
-> É possível agora verificar a lista de colaboradores já registados na entidade;
-> É possível visualizar o histórico de inscrições de colaboradores, efetuadas pelo gestor, na sua área reservada;
-> Pode também fazer a gestão dos documentos associados, como o documento de requisição e a ficha de inscrição autenticada.
-> Para colaboradores ainda não registados, agora é possível criar o registo e ao mesmo tempo inscrever. Deve utilizar o BI/CC na mesma e seguir as indicações como se de um novo registo se tratasse;
-> É agora possível efetuar upload do nº de compromisso/requisição e da ficha de inscrição autenticada, download de documentos, alteração de dados dos colaboradores inscritos com esta opção.

TRATAMENTO ESPECIAL DE DADOS PESSOAIS

Esta funcionalidade especial aplica-se apenas a tratamentos especiais de dados, tal como a eliminação do seu registo, etc. Deve ser utilizada unicamente para esses tratamentos!
Se as opções existentes não correspondem à que pretende, NÃO UTILIZE ESTA FUNCIONALIDADE e entre em contacto com o IGAP por outra via.

Estes procedimentos obrigam a análise e aprovação, que não ultrapassará o tempo máximo previsto na lei. Se aprovados, alguns destes tratamentos poderão ser irreversíveis, pelo que deve ter a certeza de que é isso que pretende.

NEWSLETTER

Pode, a qualquer momento, remover o seu contacto da nossa newsletter, basta para isso utilizar a opção de REMOVER presente numa das divulgações que recebeu.



Se não conseguiu esclarecer a sua dúvida, por favor contacte-nos.
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