18IGP049
A Transição do POC-Educação para o SNC-AP
Área Temática
Contabilidade e Fiscalidade
Carga Horária
14 Horas
Administração
Central
Data de Início
2018-02-15
Data de Fim
2018-02-16
Cronograma
Formador(a)
Nuno Ribeiro
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Dirigentes, técnicos superiores, técnicos, administrativos e quadros com responsabilidades nas áreas de contabilidade do setor da educação. Outros profissionais interessados em desenvolver as suas competências e conhecimentos em SNC-AP
Taxa de inscrição
€ 190,00
Observações
Formador:
Nuno Ribeiro, docente universitário, especialista em contabilidade, auditoria e finanças públicas
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Objetivos
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Gerais
O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) terá de ser implementado pelas administrações públicas a partir de janeiro de 2018. Este sistema orçamental e financeiro, mais convergente com os sistemas de contabilidade pública adotados a nível internacional, contribuirá para um melhor gestão e transparência da Administração Pública.
Neste contexto, será fundamental que os agentes da Administração Pública, mais especificamente do setor da educação (dirigentes, técnicos superiores, técnicos, etc.) aprofundem os seus conhecimentos nesta área, por forma a perceberem as implicações da passagem do POC-Educação para o SNC-AP.
Com esta ação pretende-se perceber as implicações da transição do POC-Educação para o SNC-AP, evidenciando-se
os seus fundamentos, enquadramento, objetivos e conteúdo.
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Específicos
No final do
curso os formandos deverão ser capazes de:
- Perceber o novo sistema SNC-AP,
adaptado das normas internacionais de contabilidade pública.
- Conhecer e interpretar a Estrutura
Conceptual do setor público.
- Conhecer o Plano de Contas
Multidimensional e efeitos no setor da educação.
- Perceber a contabilidade na ótica orçamental (NCP 26) no setor da educação.
- Perceber o funcionamento da contabilidade de gestão e financeira no
setor da educação
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Programa
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Duração: 14 horas
1. Enquadramento
e caracterização do SNC-AP
2. Estrutura
conceptual do SNC-AP
3. Plano
de contas multidimensional e efeitos no setor da educação
4. Abordagem
à Norma de Contabilidade Pública (NCP) 26 – Contabilidade e Relato Orçamental –
A implementação no setor da educação
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Plano de Contas da Contabilidade Orçamental (gestão e execução do orçamento;
encerramento e desempenho orçamental) – Classe 0
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Demonstrações orçamentais (prestação de contas anual
5. Breve
abordagem à Contabilidade de Gestão e Financeira
6. Transição
do POC-Educação para o SNC-AP
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Mais Informações
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Recursos Pedagógicos
Documentação de Apoio
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
Expositivo, demonstrativo e interrogativo, com recurso à análise de situações práticas
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Forma de Organização
Presencial
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Metodologias de Avaliação
Inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido).
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Pré-requisitos
Dispor de conhecimento contabilísticos em base digráfica (partidas
dobradas).
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