Formação / Cursos
18IGP049
A Transição do POC-Educação para o SNC-AP
Área Temática Contabilidade e Fiscalidade
Carga Horária 14 Horas
Administração Central
Data de Início 2018-02-15 Data de Fim 2018-02-16 Cronograma
Formador(a) Nuno Ribeiro
Localidade Porto
Local de Realização IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo Dirigentes, técnicos superiores, técnicos, administrativos e quadros com responsabilidades nas áreas de contabilidade do setor da educação. Outros profissionais interessados em desenvolver as suas competências e conhecimentos em SNC-AP
Taxa de inscrição € 190,00
  • Objetivos
    • Gerais

      O Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) terá de ser implementado pelas administrações públicas a partir de janeiro de 2018. Este sistema orçamental e financeiro, mais convergente com os sistemas de contabilidade pública adotados a nível internacional, contribuirá para um melhor gestão e transparência da Administração Pública.
      Neste contexto, será fundamental que os agentes da Administração Pública, mais especificamente do setor da educação (dirigentes, técnicos superiores, técnicos, etc.) aprofundem os seus conhecimentos nesta área, por forma a perceberem as implicações da passagem do POC-Educação para o SNC-AP.
      Com esta ação pretende-se perceber as implicações da transição do POC-Educação para o SNC-AP, evidenciando-se os seus fundamentos, enquadramento, objetivos e conteúdo.










    • Específicos
      No final do curso os formandos deverão ser capazes de:

      - Perceber o novo sistema SNC-AP, adaptado das normas internacionais de contabilidade pública.

      - Conhecer e interpretar a Estrutura Conceptual do setor público.

      - Conhecer o Plano de Contas Multidimensional e efeitos no setor da educação.

      - Perceber a contabilidade na ótica orçamental (NCP 26) no setor da educação.

      - Perceber o funcionamento da contabilidade de gestão e financeira no setor da educação






  • Programa
    • Duração: 14 horas

      1. Enquadramento e caracterização do SNC-AP

      2. Estrutura conceptual do SNC-AP

      3. Plano de contas multidimensional e efeitos no setor da educação

      4. Abordagem à Norma de Contabilidade Pública (NCP) 26 – Contabilidade e Relato Orçamental – A implementação no setor da educação

      - Plano de Contas da Contabilidade Orçamental (gestão e execução do orçamento; encerramento e desempenho orçamental) – Classe 0

      - Demonstrações orçamentais (prestação de contas anual

      5. Breve abordagem à Contabilidade de Gestão e Financeira

      6. Transição do POC-Educação para o SNC-AP

  • Mais Informações
    • Recursos Pedagógicos Documentação de Apoio PC Quadro Videoprojector
    • Metodologias de Formação Expositivo, demonstrativo e interrogativo, com recurso à análise de situações práticas
    • Forma de Organização Presencial
    • Metodologias de Avaliação Inicial diagnóstica (questões orais p/ aferição do nível de conhecimentos/expetativas), contínua formativa (oral e prática durante as sessões) e final de reação (questionário individual e debate assistido).
    • Pré-requisitos Dispor de conhecimento contabilísticos em base digráfica (partidas dobradas).
    • Observações Formador

      Nuno Ribeiro, docente universitário, especialista em contabilidade, auditoria e finanças públicas










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