17IGP038
Técnicas Avançadas de Secretariado: comunicação e imagem na Organização
Área Temática
Secretariado e Trabalho Administrativo
Carga Horária
21 Horas
Administração
Central e Local
Data de Início
2017-09-25
Data de Fim
2017-09-27
Cronograma
Coord. Técnico-Científico
Cristina Fernandes
Localidade
Porto
Local de Realização
IGAP|Rua de Belos Ares, 160
Público alvo
Chefes de Gabinete; Assessores; Assistentes; Secretária/os, técnica/os administrativos e todos aqueles que, de uma forma geral, necessitam de adquirir/aprofundar conhecimentos sobre estes assuntos.
Taxa de inscrição
€ 275,00
Financiamento
Taxa de Inscrição - isento de IVA (Art. 9º, nº 14 do CIVA)
Observações
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Objetivos
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Gerais
As Assessoras, Assistentes e Secretárias são colaboradoras fundamentais numa organização pública. Para serem bem-sucedidas e, simultaneamente, constituírem uma inequívoca mais-valia para os profissionais que apoiam, estas profissionais devem, além de saber ser e saber estar, deter a capacidade de comunicar com eficácia. Existem, entre muitos outros, dois factores imprescindíveis para o sucesso no desempenho das funções de Secretariado: a capacidade do gestor público confiar e, portanto, delegar trabalho na sua Secretária e a capacidade desta de desempenhar um leque alargado de funções com eficiência e sempre de forma irrepreensível.
Esta capacidade da Secretária é largamente potenciada pela formação, tanto mais que a profissão, nos últimos anos, tem vindo a sofrer as dificuldades inerentes ao mercado de trabalho. Para que a administração pública olhe para a função de Secretariado como um ativo estratégico a desenvolver e preservar, a Secretária deverá ser cada vez mais qualificada, acompanhando a evolução do setor público, e detendo a capacidade de desempenhar múltiplas tarefas, sempre de forma irrepreensível.
Daí que o principal objetivo deste curso seja compreender a abrangência e importância da função "secretariado" a desempenhar, proporcionando aumento do conhecimento e da prática na área em causa.
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Específicos
No final da ação de formação os formandos deverão ser capazes de:
- Aplicar técnicas de Secretariado direcionadas aos diversos públicos com que se relacionam e gerir melhor os respectivos relacionamentos.
- Estar aptos a comunicar positiva e persuasivamente e em conformidade com os padrões vigentes de cortesia, urbanidade e ética.
- Melhorar significativamente a imagem profissional pessoal, bem como contribuir para a melhoria da imagem do sector público.
- Organizar reuniões e refeições de trabalho.
- Redigir documentos com maior profissionalismo.
- Saber receber e acolher todo o tipo de convidados.
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Programa
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Duração: 21 horas
DIA 1 - 7 horas
A função de Secretariado (perfil pessoal e profissional | cumprimento de valores éticos essenciais ao desempenho da função | evolução da profissão) - Relacionamento Secretária – Chefia (auto conhecimento | conhecimento das Chefias e do Sector | inteligência emocional) - Gestão de tempo - Gestão de stress - Gestão de conflitos e problem solving.
Dia 2 - 7 horas
Comunicação Interpessoal Comunicação verbal Comunicação não-verbal - Imagem pessoal como reflexo da função e do Sector Público A imagem e a presença visual feminina e masculina: tudo comunica (saber ser e saber estar | postura e atitude | vestuário profissional) - Linguagem e formas de tratamento (títulos académicos, honoríficos e protocolares) - Correspondência (convites | mensagens de boas festas | mensagens de agradecimento | mensagens de condolências | cartões-de-visita) - Comunicação eletrónica (e-mail).
Dia 3 - 7 horas
Os instrumentos de Relações Públicas. Acolher: a responsabilidade do anfitrião (o recebimento de visitantes, de VIP’s, de estrangeiros, de entidades privadas e de outros sectores da administração pública) As técnicas fundamentais para organização de: Reuniões Refeições profissionais.
Formadores/as:
Cristina Fernandes
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Mais Informações
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Recursos Pedagógicos
PC
Quadro
Videoprojector
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Metodologias de Formação
Recurso aos métodos expositivo; interrogativo; demonstrativo e ativo.
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Forma de Organização
Presencial
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